Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Direito Civil - LICC e Parte Geral"

29/9/2009


Sorteio de obra

A obra "Direito Civil - LICC e Parte Geral" (Jus Podivm – v.1 – 550p.), do professor Marcos Ehrhardt Jr., busca demonstrar de que modo a matéria vem sendo explorada nas provas e, para tanto, apresenta uma coletânea das mais recentes questões de concursos públicos. O livro foi oferecido pelo autor.

Sobre a obra :

"A proposta da presente obra é tentar fornecer ao leitor um breve roteiro dos pontos essenciais à preparação para os diversos concursos para as carreiras jurídicas, seja na esfera estadual, seja na federal. Este trabalho não tem a pretensão de esgotar os temas abordados, mas busca demonstrar de que modo a matéria vem sendo explorada nas provas e, para tanto, apresenta-se uma coletânea das mais recentes questões de concursos públicos, organizadas por nível de dificuldade e por assunto, permitindo ao interessado a verificação do nível de compreensão dos temas apresentados ao final de cada capítulo.

Optou-se pela intensa utilização de quadro sinóticos, gráficos e esquemas que permitissem ao leitor novas formas de se vislumbrar as questões, enfocando-se os pontos cardeais de cada matéria de modo mais objetivo. A atualização do texto ficou garantida pela referência a recentes decisões de nossos Tribunais Superiores e aos Enunciados das Jornadas de Direito Civil promovidas pelo Conselho da Justiça Federal.

Existem muitas formas de ler o presente livro, dependendo dos objetivos do leitor. Se a intenção é obter conhecimento geral sobre o tema, basta ler o texto sem preocupação com notas de rodapé e a pesquisa jurisprudencial (súmulas, informativos, enunciados) que existe no final de cada capítulo. Para aqueles que já vêm se preparando há algum tempo, existem aspectos interessantes a considerar nas notas de rodapé (como indicação de outras obras e referências a decisões), sobretudo se o objetivo é a preparação para provas discursivas ou empreender uma rápida atualização profissional.

Se o objetivo é realizar uma rápida revisão, ou mesmo avaliar o nível de compreensão do assunto, sugerimos iniciar a leitura pela seção "ex positis" que existe no final de cada capítulo, complementando com análise das questões selecionadas dos últimos concursos. Para quem não tem muito tempo ou está em cima da hora do exame, nada melhor do que consultar a seção “na hora da prova”, que contem uma série de observações sobre o que não se deve esquecer antes da marcação do gabarito. Para quem está cansado de ler grandes quantidades de texto, sugiro uma verificação nas tabelas e esquemas do livro. Nada melhor para fixar o conteúdo do que investir alguns momentos na interpretação dos esquemas." O autor

Sobre o autor :

Marcos Ehrhardt Jr. é mestre em Direito pela Universidade Federal de Alagoas. Doutorando pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Assistente de Direito Civil da UFAL. Professor de Direito Civil nos cursos de pós-graduação da Escola Superior da Magistratura de Pernambuco, da Escola Superior da Magistratura da Bahia, da Universidade Federal de Pernambuco e da Faculdade Baiana de Direito. Professor da Escola Superior da Advocacia de Alagoas. Integrante do quadro de especialistas da Câmara de Mediação e Arbitragem de Alagoas (CAMEAL). Advogado.

_______________

 Ganhador :

André Brandão Fialho Ribeiro, advogado do escritório Deda & Gordilho Advogados Associados, de Salvador/BA


____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

PF indicia Bolsonaro e outros 36 por tentativa de golpe em 2022

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024

A revisão da coisa julgada em questões da previdência complementar decididas em recursos repetitivos: Interpretação teleológica do art. 505, I, do CPC com o sistema de precedentes

21/11/2024