700 mil caixas
Arquivo Judicial do TJ/RS guarda 10 milhões de processos
O presidente do TJ/RS, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, visitou ontem, 16/6, o Arquivo Judicial, localizado na Avenida Farrapos, 3.999. O historiador e arquivista Alexandre Veiga, coordenador do órgão, revelou que um total de 10 milhões de processos estão guardados, em cerca de 700 mil caixas, totalizando cerca de 1 bilhão de documentos.
O Arquivo Judicial se divide em quatro imóveis, somando cerca de 10 mil m2 e mantém 30 servidores e 70 estagiários. Mensalmente são recolhidos ao local 3 mil processos oriundos das comarcas do Interior e de Porto Alegre. Ao mesmo tempo, aproximadamente 400 processos são desarquivados.
Durante a visita, o desembargador Arminio da Rosa conheceu também o setor de restauração de documentos e verificou diversos documentos antigos, inclusive processos com sentenças redigidas manualmente.
Participaram ainda da visita ao Arquivo Judicial o 1º vice-presidente do TJ, desembargador Roque Miguel Fank; o Corregedor-Geral da Justiça, desembargador Luiz Felipe Brasil Santos, e a desembargadora Elaine Harzheim Macedo, presidente da Comissão Permanente de Avaliação Documental do TJ, entre outros magistrados e servidores.
___________________