Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Direito Processual e o constitucionalismo democrático brasileiro"

22/6/2009


Sorteio de obra

"Direito Processual e o constitucionalismo democrático brasileiro" (1023p.), obra coordenada por João Antônio Lima Castro e com a co-autoria de Bernardo José Drumond Gonçalves, sócio do escritório Homero Costa Advogados, aborda importantes temas em diversas áreas do Direito Processual, entre eles, Teoria Geral do Processo, Processo Constitucional, Coletivo, Penal, Trabalho e Civil. O título foi oferecido gentilmente pela banca Homero Costa Advogados.

Sobre a obra :


A presente obra destaca-se quando atinge o objetivo de analisar os institutos jurídicos relacionados à hermenêutica constitucional democrática, sob o enfoque teórico processual, sobressaindo o Juízo natural, a ampla defesa, com todos os meios e recursos a ela inerentes, o contraditório, a isonomia, o direito ao advogado, o prestígio do instituto jurídico da prova e a fundamentação dos pronunciamentos jurisdicionais pelo diretor dialogador do processo, com base no ordenamento jurídico vigente.

Torna-se adequado, portanto, de acordo com a detalhada pesquisa desenvolvida nos artigos científicos, nas suas várias interfaces (Civil, Penal, Trabalho, Coletivo, Eleitoral, Desportivo, Administrativo, Tributário, dentre outros), destacar as reflexões críticas dos autores e as concepções principiológicas constitucionais do Estado Democrático de Direito.

Na pós-modernidade o processo deixa de ser considerado simplesmente um meio ou instrumento para apaziguação social para se tornar um instituto jurídico fundamentado por princípios constitucionais essenciais à efetivação do Estado Democrático de Direito e, com o objetivo de rediscutir até então engessados institutos processuais, os autores da presente obra desenvolveram seus estudos distanciando-se de repetições acríticas.

Sobre o coordenador :

João Antônio Lima Castro é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pós Graduado Lato Sensu em Direito Empresarial pela fundação Educacional Monsenhor Messias e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é advogado, professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, professor do Centro de Ensino Superior Promove e servidor público - Município de Belo Horizonte. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e Público.

Sobre o co-autor :

Bernardo José Drumond Gonçalves é advogado sócio do escritório Homero Costa Advogados. Formado pela Faculdade de Direito Milton Campos com especialização em Direito Empresarial e pós-graduando em Direito Processual pela PUC de Minas Gerais.

_______________

 Ganhador :

Rafael Silveira Hoffman, de Ouro Branco/MG


__________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

Amigo oculto: Cármen Lúcia tira Liniker e é presenteada por "casca de bala"

23/12/2024

Dino suspende R$ 4 bi de emendas parlamentares e manda PF investigar

23/12/2024

Motorista é condenado por embriaguez mesmo sem realizar bafômetro

22/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

23/12/2024

Macunaíma, ministro do Brasil

23/12/2024

Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

23/12/2024

(Não) incidência de PIS/Cofins sobre reembolso de despesas

23/12/2024

A ameaça da indisponibilidade retroativa

23/12/2024