Migalhas Quentes

Mestre Goffredo da Silva Telles Jr. comemora 94 anos

16/5/2009


16 de maio

Mestre Goffredo da Silva Telles Jr. comemora 94 anos

É com grande alegria que Migalhas saúda os memoráveis e bem vividos 94 anos do querido professor Goffredo da Silva Telles Jr..

A passagem do seu natalício acontece hoje, 16 de maio.

Em plena atividade, e com uma simpatia ímpar que lhe é peculiar, Professor Goffredo é e sempre será um grande exemplo para a advocacia brasileira.

Por aqui prestamos hoje nossa humilde homenagem.

Professor Goffredo da Silva Telles Jr. dispensa apresentações, mas vamos relembrar aqui um pouco da história do nosso querido mestre, amigo dileto deste poderoso rotativo.

Nascido no outono de maio, no dia 16 de 1915, no centro da cidade de São Paulo, foi batizado como Goffredo Carlos da Silva Telles. Mas, para evitar qualquer confusão com o nome do seu pai, adotou aquele que seria um dos nomes mais conhecidos do mundo jurídico : Goffredo da Silva Telles Junior.

(Olivia, sua filha, Professor Goffredo e Maria Eugenia Raposo da Silva Telles, sua inseparável e dedicada esposa)

Professor Goffredo vem de uma família tradicional do interior de São Paulo, mais precisamente de Araras. Filho de Goffredo Teixeira da Silva Telles, poeta da Academia Paulista de Letras, advogado e agricultor, e de Carolina Penteado da Silva Telles, filha de Olivia Guedes Penteado.

(Goffredo e seu filho, o saudoso cineasta Goffredo Telles Neto, pai das duas netas do Professor : Lúcia Carolina e Margarida. Goffredinho, como era carinhosamente conhecido, faleceu em 29 de março de 2006)

Fatos importantes

Participante ativo da vida política e institucional do país, Professor Goffredo é um lutador incansável pelo Estado de Direito, pelos Direitos Humanos e pelas Liberdades Democráticas.

(Goffredo durante a leitura da Carta aos Brasileiros)

Na noite de 8 de agosto de 1977, quando o país estava em pleno regime de ditadura militar, o professor leu a "Carta aos Brasileiros", no pátio da Faculdade de Direito da USP, no Largo S. Francisco, diante de uma multidão de estudantes, de gente do povo, de altas personalidades e de jornalistas, em comemoração ao Sesquicentenário da Fundação dos Cursos Jurídicos no Brasil. Esse famoso documento tornou-se marco decisivo no processo de abertura democrática no país e em 2007 foi o tema da obra "ESTADO DE DIREITO JÁ! – 30 anos da Carta aos Brasileiros".

(Evento de lançamento do livro "Estado de Direito Já ! Os trinta anos da Carta aos Brasileiros")

Muito antes, em 1959, Professor Goffredo publicou Lineamentos de uma Constituição realista para o Brasil, em que defendeu, pioneiramente, a tese da iniciativa popular no processo de elaboração das leis.

Em 1963, publicou Lineamentos de uma Democracia Autêntica, em que mostrou a necessidade da participação dos setores organizados do povo no processo legislativo.

Por iniciativa sua, e com sua decidida colaboração, o Instituto dos Advogados de São Paulo ofereceu ao Governo, em 1966, um anteprojeto de Constituição, que foi publicado nos Anais da Assembléia Legislativa do Estado.

Em entrevista concedida ao Jornal do Advogado, Professor Goffredo disse : "Realmente, tive a sorte de assistir a fatos políticos impressionantes. A Revolução de 1930 repercutiu intensamente na minha família. Em 1932, fui soldado da Revolução Constitucionalista. Meu pai era prefeito de São Paulo naquele ano. Quase tive que fugir de casa, porque, aos 17 anos, não tinha autorização para me meter em altas cavalgaduras e sentia vontade de tomar parte na Revolução em marcha. Já me preparava para entrar na Faculdade de Direito e queria ir para a frente como estudante da faculdade. Afinal, participei da Revolução, que foi marcante em minha vida".

Viva o Professor Goffredo !

_________
_____________

Leia mais

_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

Amigo oculto: Cármen Lúcia tira Liniker e é presenteada por "casca de bala"

23/12/2024

Dino suspende R$ 4 bi de emendas parlamentares e manda PF investigar

23/12/2024

Motorista é condenado por embriaguez mesmo sem realizar bafômetro

22/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

23/12/2024

Macunaíma, ministro do Brasil

23/12/2024

Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

23/12/2024

(Não) incidência de PIS/Cofins sobre reembolso de despesas

23/12/2024

A ameaça da indisponibilidade retroativa

23/12/2024