Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Curso de Direito Administrativo"

27/3/2009


Sorteio de obra

A obra "Curso de Direito Administrativo" (Saraiva – 863p.), de autoria de Marçal Justen Filho, sócio do escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados, está em sua 4ª edição. O título contém uma exposição clara dos princípios gerais do Direito Administrativo e se orienta pela supremacia dos direitos fundamentais. Dois exemplares da obra foram doados gentilmente pelo autor.

Sobre a obra :

Este curso preocupa em reconhecer que o Direito Administrativo é um instrumento de realização dos princípios constitucionais fundamentais.

A inovação mais marcante da obra é a preocupação em evitar que a aplicação do princípio da supremacia do interesse público acarrete a eliminação dos limites à atividade estatal e ignore os direitos e garantias individuais, sociais, coletivos e difusos. Isso significa que o Direito Administrativo não consiste apenas num conjunto de restrições a "poderes estatais".

Mais do que isso, funda-se no pressuposto de que cada poder administrativo atribuído ao Estado visa a promover a satisfação de certas necessidades coletivas. Por isso, é necessário estudar o Direito Administrativo não apenas como um instrumento de proibição de excesso, mas também como um meio de proibir a omissão estatal.

A obra também se preocupa em examinar a relação entre o Estado Democrático de Direito e a atividade administrativa. Afirma-se que o Estado é incapaz, por si só, de promover a realização de todos os valores consagrados constitucionalmente. É indispensável a participação dos cidadãos não somente para produzir a legitimidade do poder estatal, mas também como forma prática de promover a satisfação das necessidades coletivas.

Os institutos clássicos do Direito Administrativo são examinados segundo a perspectiva da evolução constitucional e da renovação que ocorre no Brasil.

A quarta edição incorpora as alterações recentes ocorridas e as orientaçãoes da jurisprudência do STF.

Sobre o autor :

Marçal Justen Filho é sócio do escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados. Mestre e doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi Professor Titular da Universidade Federal do Paraná entre 1986 e 2006.

É autor dos livros "O Estatuto da Microempresa e as Licitações Públicas", "Curso de Direito Administrativo", "Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos", "Teoria Geral das Concessões de Serviço Público", "Pregão", "O Direito das Agências Reguladoras Independentes", "Concessões de Serviços Públicos", "Sujeição Passiva Tributária", "O imposto sobre serviços na Constituição" e "Desconsideração da personalidade societária no direito brasileiro".


_______________

 Ganhadores :

Bruna Barbosa, advogada do escritório Barbosa, Campos & Porto Advogados Associados, de Belo Horizonte/MG;

Eryx de Castro Bicudo Pereira, advogado do escritório Advocacia De Luizi, em São Paulo/SP.










______________



Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Veja áreas que mais remuneram advogados segundo pesquisa da OAB/SP

15/8/2024

Advogado é agredido por PMs; Justiça manda devolver fiança

15/8/2024

Pais terão IR penhorado por publicação de filhos ligando Moraes ao PCC

15/8/2024

CNJ implementa modelo-padrão de ementas para decisões judiciais

14/8/2024

Justiça determina interdição de santuário dedicado a Lúcifer no RS

14/8/2024

Artigos Mais Lidos

A doação em vida não resolve o problema: O aumento do ITCMD na reforma tributária

15/8/2024

ITCMD: Postergar planejamento sucessório pode sair caro por causa da reforma tributária

15/8/2024

Quando o advogado deve dizer “não”?

15/8/2024

Por que as buscas e apreensões extrajudiciais ainda não saíram do papel?

14/8/2024

Invalidade da cláusula non cedendo em face da Lei das Duplicatas

16/8/2024