Correspondente Premiado
Seção "Correspondentes"
Nesta seção os causídicos autônomos e escritórios de advocacia poderão buscar nomes para auxiliá-los, como "Correspondente", em outras comarcas, bem como aqueles que quiserem se oferecer para prestar serviço desta natureza a estes profissionais e a estas respeitadas bancas poderão se cadastrar como "Correspondentes".
Além de prestar serviços a escritórios e advogados autônomos, o migalheiro "Correspondente" ainda conta com o benefício de semanalmente ser premiado com uma grande obra jurídica para engrandecer sua biblioteca.
Confira logo abaixo o nome do Correspondente premiado desta terça-feira.
_________
O presente trabalho é fruto de uma árdua pesquisa doutrinária e jurisprudencial, cuja finalidade é tentar descobrir como o novo CC (clique aqui) tratou a questão da responsabilidade civil, em especial a responsabilidade civil objetiva.
Ao analisar alguns dos contratos típicos regulados pelo novo diploma civil – empreitada, transporte, seguro, entre outros – procuramos detectar como os princípios norteadores da nova legislação modificaram a responsabilidade dos contratantes, prestigiando, em algumas hipóteses, a responsabilização objetiva em detrimento do elemento culpa, embora se tenha mantido inalterada a regra geral, que é a responsabilidade civil objetiva.
_________
-
Arnoldo Araújo Escórcio Athayde, de Teresina/PI
_____________
O que é "Correspondente" Migalhas?
O trabalho diário da advocacia exige, não raro, a colaboração de colegas em outras comarcas. É o que a práxis denomina de "Correspondente". O "Correspondente" de um advogado é um colaborador tentacular do profissional da advocacia, que muitas vezes distribui, acompanha, relata, extrai cópias, e às vezes até participa de feitos, judiciais e extrajudiciais - assistindo a audiências.
_________