Na boca do povo
Nas eleições americanas, californianos se pronunciaram a favor da pesquisa com células-tronco. Outros dez Estados rejeitaram casamento entre homossexuais
Na Califórnia, por exemplo, ativistas se pronunciaram a favor da pesquisa com células- tronco e aprovaram uma medida para destinar US$ 3 bilhões à pesquisa com estas células, o que significa que os cientistas do Estado vão dispor de US$ 295 milhões anuais durante dez anos para isso.
Já os Estados de Arkansas, Dakota do Norte, Geórgia, Kentucky, Montana, Michigan, Mississippi, Ohio, Oklahoma e Utah conseguiram uma importante vitória na questão do casamento homossexual, pois se pronunciaram a favor de emendas para proibir explicitamente a união civil entre gays em suas constituições.
Oregon é um Estado que também incluía essa proposta. Mas, por causa das particularidades do sistema de voto nesse Estado, onde se vota por correio, os resultados ainda não são conhecidos, embora as estimativas indiquem que a emenda também será aprovada.
O assunto começou a ser debatido depois que a Suprema Corte de Massachusetts autorizou o casamento entre gays. Pouco tempo depois, o prefeito de São Francisco, na Califórnia, começou a emitir suas próprias certidões de casamento entre pessoas do mesmo sexo, dando início a uma onda de uniões civis gays, seguida por Estados e condados de todo o país.
Com essa situação, o presidente Bush se pronunciou a favor de uma emenda na Constituição para especificar que o casamento é exclusivamente a união entre um homem e uma mulher.