Migalhas Quentes

Obra vai resgatar grandes nomes do Direito e do Judiciário do RS

O TJ/RS e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS deverão lançar, até o final do ano, uma publicação que objetiva destacar os principais nomes que tiveram influência no pensamento dos juízes e na doutrina ministrada na mais antiga universidade de Direito do Estado. Na segunda-feira, 12/1, o Presidente do TJ/RS, Desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, e a professora doutora em Direito da UFRGS, Judith Martins-Costa, reuniram-se para analisar a relação dos nomes que serão enfocados na obra e as pessoas que servirão de fonte para a obra.

14/1/2009


RS

Obra vai resgatar grandes nomes do Direito e do Judiciário

O TJ/RS e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS deverão lançar, até o final do ano, uma publicação que objetiva destacar os principais nomes que tiveram influência no pensamento dos juízes e na doutrina ministrada na mais antiga universidade de Direito do Estado.

Na segunda-feira, 12/1, o Presidente do TJ/RS, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, e a professora doutora em Direito da UFRGS, Judith Martins-Costa, reuniram-se para analisar a relação dos nomes que serão enfocados na obra e as pessoas que servirão de fonte para a obra.

O trabalho será coordenado pelo Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul. O Presidente do TJ observa que o objetivo da publicação é assegurar a perenidade da memória de magistrados e de professores que exerceram influência sobre o pensamento do Judiciário gaúcho e dos conteúdos ministrados na universidade. "É preciso garantir que as contribuições fundamentais para o desenvolvimento e fortalecimento do Direito no Rio Grande do Sul sejam preservadas com o devido destaque", afirmou.

A professora Judith Martins-Costa, uma das inspiradoras do projeto, detalhou que a publicação pretende aprofundar a recíproca influência entre a Faculdade de Direito da UFRGS e o Tribunal de Justiça. "Serão destacados aproximadamente 25 personagens que serão tema de pesquisas e de entrevistas que servirão de base para o texto final", explicou.

O Desembargador Donato João Sehnem, Coordenador do Memorial do Judiciário, diz que o projeto é o reconhecimento a figuras proeminentes do Direito que atuaram no Estado e hoje são referências nacionais e internacionais. "Teremos muito trabalho pela frente, mas trata-se de uma tarefa desafiadora porque permitirá que mais pessoas conheçam os ensinamentos de professores e juristas que transcenderam as fronteiras do Rio Grande", afirmou.

O Presidente do TJ recebeu um exemplar da obra Comentário ao Novo Código Civil de autoria da professora Judith Martins-Costa.

____________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

PF indicia Bolsonaro e outros 36 por tentativa de golpe em 2022

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024

A revisão da coisa julgada em questões da previdência complementar decididas em recursos repetitivos: Interpretação teleológica do art. 505, I, do CPC com o sistema de precedentes

21/11/2024