Mudança
Desembargador Vasco convocado para o STJ
Também foi convocado o Desembargador do TJ baiano Paulo Roberto Furtado. Para assumir as funções em Brasília, o desembargador deverá se licenciar do Tribunal gaúcho, no qual é o Presidente da 7ª Câmara Cível.
Os dois Desembargadores ocuparão temporariamente duas vagas de Ministros destinadas a Advogados, não preenchidas por impasse na definição das listas tríplices.
Observou o Presidente do STJ, Ministro Cesar Asfor Rocha, que, com o desfalque de dois ministros, o Tribunal está deixando de julgar cerca de três mil processos por mês e sobrecarregando os integrantes da Seção de Direito Privado.
Os dois magistrados estaduais não terão o título de Ministro. Nesse período, eles serão tratados como Desembargadores convocados e terão direito à diferença de salário correspondente ao cargo de Ministro, inclusive diárias e transporte, se for o caso.
Natural de Caxias do Sul, Vasco Della Giustina formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RS, em 1964. Nomeado Promotor de Justiça em maio de 1966, foi promovido a Procurador de Justiça em 1983. Em maio de 1991, foi nomeado juiz do Tribunal de Alçada, representando a classe do Ministério Público. Foi promovido a Desembargador do TJ em julho de 1996 e já atuou nas 4ª, 7ª e 8ª Câmaras Cíveis. Foi 3º Vice-Presidente do TJ/RS entre 2006/2008. Atualmente preside a 7ª Câmara Cível.
____________