Lançamento
"1932 - Imagens de uma Revolução” lançado em grande noite em São Paulo
Marco Antonio Villa, historiador e professor da UFSCAR -Universidade Federal de São Carlos, lançou na última terça-feira, em São Paulo, a obra "1932 - Imagens de uma Revolução".
O evento aconteceu na Casa das Rosas e contou com a participação do governador do estado de São Paulo, José Serra, e do presidente do TJ, desembargador Roberto Bellocchi.
Capa da obra
O livro tem como elemento central a questão democrática da Revolução Constitucionalista, que na semana passada completou 76 anos. No texto, Marco Antonio Villa assume as contradições inerentes à Revolução de 1932, quando São Paulo buscou democratizar o país, derrubando o Governo Provisório de Getúlio Vargas, então uma ditadura, e as tentativas fracassadas de ampliá-la a outros estados.
Divulgação
O governador José Serra recebe o livro autografado por Marco Antonio Villa
"É uma obra documentada e ao mesmo tempo descritiva. Trata-se de um marco na literatura a respeito de 32, porque atualiza muita coisa e levanta-se também muitas hipóteses para o futuro", afirmou o governador José Serra.
"Apesar de ficar restrito a São Paulo, este foi o maior conflito desde os primeiros anos da República e debater a Revolução Constitucionalista é uma necessidade histórica e política", disse Villa.
O autor também ainda destaca na obra os trabalhos realizados na música e na literatura por alguns intelectuais da época, como Oswald de Andrade e Cassiano Ricardo, Sertório de Castro, Arnon de Mello, Almachio Diniz, Cornélio Pires, Fagundes Varella e Francisco Mignone, Guilherme de Almeida e Marcelo Tupinambá, Augusto Miranda e Carlos Drummond de Andrade.
"1932 - Imagens de uma Revolução" é uma edição da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
__________