Meio ambiente
O advogado Jayme Vita Roso foi destaque de matéria exibida no programa Repórter Eco, da TV Cultura, sobre a Reserva Florestal Curucutu. Confira abaixo.
_____________________
_______________
Reserva Particular de Patrimônio Natural
Um cidadão que investe no futuro
A caminhada é longa, mas Jayme Roso, 74 anos, ao que parece, ainda tem muito fôlego, porque acredita na escolha que fez.
No começo da década de 70 o jovem advogado decidiu comprar uma área no bairro de Parelheiros, extremo sul de São Paulo. A idéia era construir um empreendimento imobiliário.
Mas o trabalho levou o advogado para a África. Ao voltar, depois de 5 anos, estava decidido a mudar o destino do Sítio Curucutu.
"Eu vi na África o que significa a devastação” - relembra. Foi quando ele começou a se dedicar à recuperação da Floresta Atlântica.
Assim, o Sítio Curucutu-nome que, em tupi-guarani, traduz o som emitido pela coruja, se transformou numa Reserva Florestal. A propriedade fica dentro de uma área de proteção ambiental: a APA Capivari-monos. Cerca de 200 mil metros quadrados da propriedade foram transformados em RPPN-Reserva Particular do Patrimônio Natural reconhecida.
É a primeira e continua sendo a única RPPN federal localizada em uma capital brasileira.
Veja abaixo reportagem exibida pela TV Cultura
_________
______________
-
29/1/2008 - Jayme Vita Roso, dono da única floresta particular da cidade de São Paulo - clique aqui.
-
21/12/2007 - O advogado Jayme Vita Roso criou e mantém, com recursos próprios, a única floresta urbana de SP - clique aqui
__________________