Migalhas Quentes

MJ multa Embratel por não informar claramente aos consumidores sobre a duração das ligações dos cartões telefônicos "DDD e DDI"

27/3/2008


DDD e DDI

MJ multa Embratel por violar direito de informação ao consumidor

A Embratel foi multada ontem pelo MJ, por não informar claramente aos consumidores sobre a duração das ligações dos cartões telefônicos "DDD e DDI". O valor de R$400 mil deve ser depositado em trinta dias, em favor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos - CFDD, mas a empresa tem dez dias, a partir da data da notificação, para recorrer da decisão.

O DPDC constatou que ao lado do número 22, no cartão, há um minúsculo asterisco com a informação da validade dos minutos apenas para ligações DDD de telefone fixo para fixo. "Essa frase está escrita na vertical, em letra de cor clara, sobre uma imagem de uma cidade, o que dificulta a sua identificação, sendo praticamente ilegível para o entendimento do consumidor", explica o diretor do DPDC, Ricardo Morishita.

A análise do DPDC determinou que houve verdadeira frustração ao direito de livre escolha, visto que a informação da duração de um cartão telefônico é um dado essencial do produto. Morishita disse ainda que os produtos ou serviços devem apresentar informações corretas, claras, precisas e ostensivas. "Tudo que diz respeito à informação para o consumidor como qualidade, quantidade, preço, prazos de validade devem estar devidamente informados ao consumidor".

__________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Pão de forma e bafômetro: quando o café da manhã vira problema jurídico

18/7/2024

Advogado pede dispensa de uso da beca no TJ/BA por mau cheiro

17/7/2024

Juiz autoriza penhora de 30% de salário para quitar dívida com banco

17/7/2024

Artigos Mais Lidos

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

Desconsideração de atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimilar a ocorrência do fato gerador a qualquer tempo, conforme entendimento do CARF

16/7/2024

Será a reforma tributária simplificadora?

16/7/2024

A lei 14.365 e o papel do sócio gestor nas sociedades de advogados

17/7/2024