Sociedade anônima
Vale do Rio Doce e grupo chinês assinam acordo para construção de fábrica no Brasil
Dirigentes da Companhia Vale do Rio Doce e do grupo siderúrgico chinês Baosteel Group Corporation assinaram na manhã de ontem a ata de constituição de uma sociedade anônima, além dos Estatutos e Acordo de Acionistas, para concretização do projeto de parceria para construção de uma fábrica de chapas de aço no Espírito Santo.
Com capacidade para produção entre 3 a 10 milhões de toneladas anuais, a nova Usina de Aço será implantada no futuro Pólo Industrial e de Serviços de Anchieta, a ser constituído pelo governo do Espírito Santo.
O contrato da sociedade anônima prevê a parceria das duas empresas para, numa primeira fase, a realização dos estudos de viabilidade para a instalação de Usina de Aço no Espírito Santo, no Pólo Industrial e de Serviços de Anchieta, e, posteriormente, se o projeto for viável, a instalação da Usina propriamente dita no Estado.
Trata-se da maior parceria já firmada entre o Brasil e China na história de relações comerciais dos dois países. O Memorando de Entendimentos das empresas já havia sido firmado entre as duas companhias no último dia 23 de agosto, na sede da CVRD do Rio de Janeiro.
A brasileira Vale do Rio Doce é hoje a maior produtora mundial de minério de ferro e de ferro semiprocessado e exportadora mundial de matéria-prima para a produção de aço, enquanto a Baosteel Group Corporation é o maior grupo siderúrgico da China, hoje maior importador de aço.
___________________
__________________