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Comissário Europeu de Proteção ao Consumidor endossa a auto-regulamentação publicitária

11/9/2007


Consumo

A European Advertising Standards Alliance (EASA), entidade da qual o Conar é membro correspondente, lançou na semana passada uma nova publicação, o Blue Book, que demonstra o âmbito do progresso da auto-regulamentação publicitária na União Européia. Sobre o assunto, leia abaixo comunicado divulgado pelo Conar.

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Comunicado à imprensa

Comissário Europeu de Proteção ao Consumidor endossa a auto-regulamentação publicitária

A European Advertising Standards Alliance (EASA), entidade da qual o Conar é membro correspondente, lançou na semana passada uma nova publicação, o Blue Book, que demonstra o âmbito do progresso da auto-regulamentação publicitária na União Européia.

Lançado a cada três anos, o Blue Book é ferramenta útil para a indústria da comunicação de marketing compreender os códigos de prática e os sistemas de auto-regulamentação, bem como a oferecer aos órgãos regulatórios um panorama abrangente sobre sistemas de auto-regulamentação na Europa.

Na introdução da publicação, Meglena Kuneva, Comissário Europeu de Proteção ao Consumidor, elogia os esforços da EASA e da indústria de comunicação de marketing. "A auto-regulamentação tem, hoje, uma dimensão verdadeiramente européia, graças ao trabalho que tem sido desenvolvido pela EASA ao longo dos anos. Tenho certeza de que poderemos prosseguir juntos, para estabelecer a auto-regulamentação publicitária como um modelo de melhor prática de vida."

O lançamento do Blue Book demonstra os esforços efetivos da indústria para fortalecer e ampliar o escopo da auto-regulamentação publicitária e, dessa forma, garantir uma publicidade honesta e verdadeira. A auto-regulamentação efetiva oferece um nível complementar de proteção ao consumidor e destina-se a inspirar a confiança do consumidor na União Européia.

Desde meados de 2005, a indústria publicitária tem seguido um plano estratégico, coordenado pela EASA, com o objetivo de reforçar a auto-regulamentação. Essa publicação mostra resultados concretos na União Européia, com novas organizações de auto-regulamentação instaladas na Polônia e Lituânia, e com sistemas a serem lançados em Chipre e na Estônia, provavelmente em 2008. A EASA comprometeu-se a relatar os resultados deste plano estratégico ainda este ano à Comissão Européia.

"Está refletida nas páginas deste livro a comprovação de que a indústria publicitária pode implementar sistemas de auto-regulamentação transparentes e efetivos, na Europa e fora da Europa. Tenho certeza de que os leitores ficarão convencidos de que a auto-regulamentação existe, funciona e garante a propaganda honesta e verdadeira, e é capaz de inspirar confiança aos consumidores", disse o Presidente da EASA, Jean-Pierre Teyssier.

Sobre a EASA

A European Advertising Standards Alliance (EASA) é uma organização sem fins lucrativos sediada em Bruxelas e é a única voz da indústria publicitária, na Europa, sobre auto-regulamentação publicitária. A EASA atua como ponto de coordenação dos órgãos e sistemas de auto-regulamentação publicitária na Europa. A EASA coordena 32 organizações de auto-regulamentação publicitária (SROs) – 22 dos 26 países da Europa, bem como os órgãos de auto-regulamentação publicitária do Canadá, África do Sul, Nova Zelândia, Austrália, Brasil e Índia, e 15 organizações que representam a indústria publicitária européia (anunciantes, agências e mídia).

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