Migalhas Quentes

Moraes encaminha defesas de denunciados por tentativa de golpe à PGR

Após manifestação da PGR, o caso retorna ao STF, onde o relator analisará as alegações da acusação e os argumentos apresentados pela defesa.

8/3/2025

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, encaminhou à PGR as defesas apresentadas pelos denunciados por organização criminosa e tentativa de golpe de Estado.

A PGR tem cinco dias, contados a partir da próxima segunda-feira, 10, para responder as manifestações. O prazo encerra na sexta-feira, 14.

Entenda

A PGR apresentou denúncia ao STF contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-integrantes de seu governo, acusando-os de integrar uma organização criminosa para atentar contra a democracia e planejar um golpe de Estado.

Entre os citados estão os ex-ministros da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, Walter Braga Netto, e do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, além do ex-comandante da Marinha, Almir Garnier Santos, e do ex-diretor da Abin - Agência Brasileira de Inteligência, Alexandre Ramagem.

A denúncia apresentada pela PGR descreve uma série de crimes atribuídos ao grupo liderado por Bolsonaro. As acusações incluem:

Segundo a peça acusatória, o grupo buscava impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e manter Bolsonaro no poder à revelia do resultado das eleições de 2022.

424904

Alexandre de Moraes encaminha defesas dos denunciados por tentativa de golpe de Estado à PGR.(Imagem: Gustavo Moreno/SCO/STF)

Resposta

O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou ao STF sua defesa prévia na (quase) ação penal que investiga sua suposta participação em um esquema para minar a legitimidade do processo eleitoral. O documento tem 129 laudas.

Assinado pelo advogado Celso Vilardi, o contra-libelo destaca o que se classifica como cerceamento de defesa, alegando que não houve acesso integral às provas reunidas no inquérito.

A defesa sustenta que o material probatório analisado pelo MPF foi disponibilizado de forma fragmentada, impedindo a devida verificação dos contextos das conversas e documentos utilizados na denúncia.

Entre os pedidos, pleiteia-se o reconhecimento da aplicação do Juízo de Garantias e que o julgamento ocorra no Plenário do STF, em vez de uma das turmas.

O documento critica o que chama de "desigualdade processual", argumentando que o ex-presidente deveria ter acesso irrestrito às mídias e mensagens periciadas pela Polícia Federal.

Outro ponto de questionamento é a atuação do ministro relator Alexandre de Moraes, apontado como protagonista das decisões cautelares ao longo do processo.

Os demais acusados também negaram, de modo geral, as acusações. Os advogados alegaram que a denúncia se baseia em interpretações subjetivas e não apresenta provas que vinculem os acusados às supostas ilegalidades.

Confira os acusados que tiveram as defesas encaminhadas ao PGR:

Após manifestação da PGR, o caso retorna ao STF, onde o relator analisará as alegações da acusação e os argumentos apresentados pela defesa. Não há prazo definido para essa avaliação. Concluída essa etapa, o processo ficará apto a julgamento.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

"Ilógica": Defesa de Braga Netto apresenta resposta à denúncia da PGR

7/3/2025
Migalhas Quentes

Bolsonaro apresenta defesa prévia no STF e questiona acesso a provas

7/3/2025
Migalhas Quentes

PGR denuncia Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado; veja a íntegra

18/2/2025

Notícias Mais Lidas

Juiz, autor de ação, participa de audiência jogando golfe; veja vídeo

30/3/2025

Juíza esposa de policial morto em ataque foi salva por carro blindado

31/3/2025

Homem que apalpou nádega de mulher em elevador indenizará em R$ 100 mil

30/3/2025

Academia indenizará mulher barrada após fazer stiff: "homens no local"

31/3/2025

TJ/SP reduz para R$ 12 mil pensão a filha e neto: "sem ostentação"

31/3/2025

Artigos Mais Lidos

Inconstitucionalidade da lei Federal 15.109/25 que posterga o pagamento de custas nas cobranças de honorários advocatícios

31/3/2025

Uma alternativa necessária – A conversão em perdas e danos

31/3/2025

Incompreensível controvérsia sobre a lei que dispensa adiantamento de custas

1/4/2025

Leilão do imóvel pode ser anulado por erro do banco

31/3/2025

Normas gerais relativas a concursos públicos: Lei 14.965/24

1/4/2025