O escritório Machado Meyer Advogados prestou assessoria à Raízen Energia S.A. na formação de uma joint-venture com a Mercedes-Benz do Brasil. Conhecido como Projeto Dunamis, a iniciativa envolve a estruturação de um projeto de autoprodução de energia elétrica por equiparação, composto por quatro usinas solares com capacidade total instalada de 117,54 MW, localizadas no Rio Grande do Norte.
A transação permitirá que a Mercedes-Benz obtenha energia proveniente de fontes renováveis para o funcionamento de suas fábricas em São Bernardo do Campo/SP e Juiz de Fora/MG. Esta ação está alinhada à meta global da empresa de neutralidade de CO2 em suas operações.
De acordo com a sócia da área de Infraestrutura e Energia do Machado Meyer, Ana Karina Souza, a joint-venture representa um marco importante na parceria entre a Raízen e a Mercedes-Benz, reforçando o compromisso de ambas as empresas com a sustentabilidade e a transição energética no Brasil.
"Estamos entusiasmados em fazer parte deste projeto que não apenas atende à demanda energética, mas também contribui significativamente para a redução das emissões de CO2", afirmou Ana Karina, que liderou o projeto em parceria com a sócia de M&A do escritório, Mariana Meditsch.
A equipe do Machado Meyer assessorou a Raízen em todos os aspectos relacionados à elaboração e negociação dos documentos da operação, incluindo Term Sheet, Contrato de Outorga de Opção de Compra de Ações, Acordo de Acionistas, Contrato de Compra e Venda de Energia Elétrica, entre outros documentos societários.
Além de Ana Karina Souza e Mariana Meditsch, a transação contou com a colaboração do advogado Lair da Silva Magalhães Loureiro e da sócia de Antitruste Maria Eugenia Novis.