Nesta quarta-feira, 23, o ministro Luiz Edson Fachin, vice-presidente do STF, presidiu o início da sessão e homenageou o ministro Dias Toffoli pelos seus 15 anos de atuação na Corte. Antes de começar os julgamentos, Fachin fez um breve discurso ressaltando a contribuição de Toffoli para o desenvolvimento dos trabalhos e sua relevante atuação como magistrado.
Fachin ainda ressaltou o conhecimento e a experiência de Toffoli, que, segundo ele, têm sido fundamentais para o desempenho das atividades do STF.
"Tem, portanto, o eminente ministro Dias Toffoli, o nosso apreço, a nossa consideração e receba, portanto, os sinceros cumprimentos da presidência e da vice-presidência deste Tribunal e, por certo, de todos os seus colegas que granjeiam, com vossa excelência, o espírito republicano de sermos todos juntos guardiões da Constituição."
Confira o momento:
Emocionado, o ministro Dias Toffoli agradeceu as homenagens aos seus 15 anos de atuação na Corte. Toffoli expressou seu profundo agradecimento pela recepção dos colegas ministros e ressaltou a importância do papel de magistrado na construção de um país marcado por diferenças regionais e sociais.
O ministro também fez questão de mencionar os colegas que o receberam em seu início na Corte, como o ministro Gilmar Mendes e a ministra Cármen Lúcia, além de saudar todos os ministros presentes e os que já passaram pelo STF, lembrando com especial carinho o ministro Teori Zavascki.
Ademais, Toffoli leu o art. 3º da Constituição Federal, ressaltando seu compromisso com os valores que guiam a magistratura e a construção de uma sociedade justa e solidária. "Esse é o meu guia, esse é o nosso guia, e por aqui nós caminhamos", afirmou emocionado.
Assista: