A obra coletiva "SAF – Sociedade Anônima do Futebol" (LTr Editora 332p.), organiza por Lucia Vidigal Zimmermann, com coordenação de Bernardo Lopes Portugal, traz artigos de autores brasileiros, profissionais da Rede Lexnet, em sua maioria advogados militantes em seus diversos Estados da Federação e apaixonados pelos seus respectivos clubes.
Este livro reúne artigos de autores brasileiros, integrantes da Rede Lexnet, a maioria deles advogados atuantes em diversos Estados da Federação e apaixonados por seus respectivos clubes. Os textos refletem um olhar atento sobre o processo de aperfeiçoamento da governança na gestão do futebol brasileiro.
A obra explora temas complexos e inovadores relacionados ao futebol, destacando uma transformação em curso que exige não apenas análises jurídicas, mas também um diálogo com áreas como Contabilidade, Finanças, Auditoria, Tecnologia, entre outras.
Se, por um lado, a história do nosso futebol é repleta de glórias e conquistas memoráveis, por outro, a administração de nossos clubes — tanto Associações quanto Sociedades Civis — é marcada por falta de transparência, amadorismo, endividamento e, muitas vezes, insolvência, situações difíceis de justificar diante das grandes torcidas e receitas geradas. A Lei das SAFs (Sociedades Anônimas do Futebol) surge como o marco legal que está promovendo uma verdadeira transformação na governança corporativa e na gestão profissional dos clubes de futebol brasileiros.
Com essa evolução na qualidade da gestão, busca-se atrair investidores nacionais e estrangeiros, fomentando uma revolução em termos de transparência, prestação de contas, integridade e resultados. Essa mudança possibilitará uma visão de longo prazo, levando nossos clubes — independentemente da série em que atuem — a alcançar cada vez melhores desempenhos, tanto esportivos quanto empresariais. Assim, será gerado um ciclo virtuoso que permitirá que todas as agremiações continuem a promover o futebol, nossa paixão nacional, de maneira mais moderna, ética e competitiva.
Ganhador da obra:
- Maria Regina Campos Oliveira, de Santana/AP