Migalhas Quentes

D Raízes completa 6 anos com debate sobre equidade racial no Demarest

Evento vai discutir o racismo do ponto de vista jurídico e social e como construir ambientes mais representativos no mercado de trabalho e na sociedade.

12/9/2024

O D Raízes, iniciativa que promove a inclusão e a equidade racial/étnica no Demarest Advogados e no mercado jurídico, completa seis anos hoje, 12/9, com um encontro para discutir o racismo do ponto de vista jurídico e social.

O racismo existe porque é um crime previsto em lei ou porque todas as raças têm direito de serem respeitadas como equidade?

O tema foi tratado em artigo pelo advogado Wallace Oliveira, da área de Direito Imobiliário do Demarest, que estará no encontro para conversar com os profissionais do escritório.

"Positivismo Jurídico e Hierarquia das Leis: Racismo é crime porque a lei positiva de um país o diz ou porque as diversas raças são um dado natural, todas tendo direito ao respeito enquanto humanas?" faz parte da obra coletiva "Equidade Racial: um debate necessário" que reúne escritores e escritoras negros do setor jurídico, com artigos essenciais para o debate sobre a justiça racial na sociedade brasileira.

"É importante dar visibilidade a essa temática tão urgente e necessária não somente no aspecto de cultura organizacional, mas sim como uma ferramenta de protagonismo e de transformação. Iniciativas como essa podem ajudar a fomentar o debate nas empresas e em outros escritórios, porque também há vozes negras nesses ambientes e que certamente estão prontas para contar um pouco de sua história", destaca Wallace.

A conversa terá mediação de Quezia Araújo Isaías, analista da área de marketing, e Karina Miranda, advogada da área de Resolução de Disputas.

 "O D Raízes vem construindo ao longo desses últimos seis anos importantes eventos e debates que dão voz e respeitam as narrativas negras, reconhecendo a população negra e seu papel de protagonismo na nossa história. Esse é só o começo de um longo caminho que ainda temos pela frente para tornar a sociedade e nosso setor mais justos e inclusivos, respeitando, de fato, a diversidade", diz Marcello Pedroso, sócio da área tributária do Demarest e sponsor do D Raízes.

O advogado Robson de Oliveira, um dos fundadores do D Raízes e coordenador geral do Projeto Incluir Direito, destaca que "o evento consolida a missão do D Raízes como um espaço de reflexão, aprendizado e ação, para que possamos pensar a inclusão racial em todas as suas dimensões, levando informação e enriquecendo a cultura organizacional do escritório". O Projeto Incluir Direito faz um trabalho conjunto com as universidades e os escritórios apoiadores da iniciativa, como o Demarest, para gerar oportunidades para jovens negros estudantes dos cursos de Direito, criando uma rede de apoio e incentivando o crescimento profissional e pessoal dos participantes.

Ações no Demarest com foco na DE&I:

Criado em 2018 como parte da iniciativa D Impacto (vertente que reúne diversos grupos e ações para promover a DE&I de gênero, na comunidade LGBT+, liberdade religiosa), o D Raízes tem avançado nas pautas raciais para promover o debate e ações práticas na inclusão racial e étnica no escritório e no setor jurídico.

Desde a sua criação, o grupo já fez diversas ações como a criação de vagas afirmativas; adesão à Aliança Jurídica pela Equidade Racial; escuta ativa com talentos negros do escritório para melhorar práticas e processos, além de fornecer subsídio para o aprimoramento técnico de colaboradores negros e negras. O grupo também participou do projeto nacional de inclusão de jovens negras e negros no mercado de trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Outras iniciativas

Além de promover a diversidade, a inclusão e a busca pela equidade racial por meio do D Raízes, o Demarest também faz parte da Aliança Jurídica pela Equidade Racial, iniciativa formada por 13 escritórios de advocacia do país.

Com o objetivo de fortalecer um movimento global de empresas em prol de um mundo mais justo e igualitário, o Demarest também se uniu ao Pacto Global da ONU - Rede Brasil. A iniciativa de sustentabilidade corporativa está alinhada à missão de promover um mercado de trabalho mais justo e igualitário, com grande impacto social.

O Pacto Global da ONU propõe dez princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção – entre eles, o de eliminar a discriminação no emprego.

(Imagem: Divulgação)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Suzane Richthofen é reprovada em concurso de escrevente do TJ/SP

23/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024

A revisão da coisa julgada em questões da previdência complementar decididas em recursos repetitivos: Interpretação teleológica do art. 505, I, do CPC com o sistema de precedentes

21/11/2024