Em agosto, a "novela fake" denominada "Pé de Chinesa" se tornou um fenômeno nas redes sociais. O "esboço de novela falsa", que começou como uma brincadeira escrita em um fórum online, viralizou quando o advogado Alex Alves decidiu transformá-la em vídeos narrados utilizando imagens animadas por IA, feitas por outras pessoas.
399332
Foi Raphael Martens quem criou a narrativa, em um primeiro momento, ainda no ambiente do fórum. Alex Alves, ao identificar o potencial da brincadeira, decidiu transformá-la em vídeos, fazendo uma "prévia" da "nova novela da Globo", como se fosse uma obra de Glória Perez.
"Jade Picon será Xu Lee, a protagonista, filha perdida de um chinês com Barbara Lee, interpretada por Giovanna Antonelli. Xu será criada na China por sua avó, vivida por Fernanda Montenegro, que administra uma academia de Kung Fu", dizia uma publicação no X (atualmente suspenso no Brasil), compartilhando a sinopse da trama.
Glória Perez comentou a criação celebrando a imaginação.
O conteúdo original, publicado no X, está indisponível desde a suspensão da rede no país. No entanto, o vídeo também foi compartilhado por terceiros no TikTok.
@cezaroliveiraart #novelasglobo ? som original - Cezar Oliveira
Na conta @BauExplica, no Instagram, administrada por Alex, o advogado postou detalhes da repercussão gerada pela novela fake. “Comecei a publicar notícias fictícias (como uma em que o Léo Dias confirmava a novela). Chegou na Glória Perez. Fiz vídeos para a página no Instagram que viralizaram e o tema explodiu no Twitter. Me espanta ter furado tanto a bolha - ainda há pessoas que acreditam que é algo real mesmo sendo bem perceptível ser algo fictício”, comentou o advogado.
Até mesmo o ator Miguel Falabella comentou no post do Instagram, pedindo uma "participação" na novela.
Transição de carreira
Embora tenha construído uma carreira no Direito Empresarial e em Compliance, Alex assume que sempre teve uma ligação forte com o ambiente digital.
"Em 2008 criei um fórum musical na web chamado BCharts, que chegou a ser um dos 5 maiores do mundo e que existe até hoje. Já escrevi publicações para o Popline e para a versão online da Rolling Stone Brasil. Resolvi me distanciar das redes sociais e, recentemente, me veio de novo coragem para me aventurar em mídias sociais. Não esperava que chegaria a dar tão certo", explicou.
Seu projeto mais recente, a página no Instagram "Baú Explica", surgiu dessa paixão por conteúdo digital e celebridades, com foco em personalidades envolvidas em polêmicas e mistérios. A proposta, segundo Alex, é ser uma espécie de "Barsa" (enciclopédia) de figuras que estejam no centro de controvérsias, rivalidades e segredos.
Com vídeos que trazem uma análise crítica e aprofundada dessas figuras, a página rapidamente ganhou popularidade, acumulando mais de 250 mil seguidores no Instagram e no TikTok em apenas dois meses.
"No começo de julho, a página tinha 2 mil seguidores. Terminamos o mês de agosto com 180 mil no Instagram e 75 mil no TikTok", completou Alex.