Migalhas Quentes

Advogados do Brasil Salomão e Matthes participam de obra coletiva

Os sócios Rodrigo Forcenette e Henrique Furquim Paiva integram corpo editorial de 24 autores que apresentam artigos no livro "Cooperativismo e o pensamento jurídico", lançado no "XVII Fórum Jurídico de Aspectos Legais do Cooperativismo Paulista".

16/8/2024

Nos dias 5 e 6/8, o Sescoop/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo) promoveu na capital paulista o "XVII Fórum Jurídico de Aspectos Legais do Cooperativismo Paulista". O evento teve como principal objetivo disseminar conhecimento sobre as implicações da reforma tributária aprovada em 2023 e seu impacto no novo sistema tributário nacional, com foco específico no regime tributário destinado às cooperativas.

Durante o fórum foi lançado o livro "Cooperativismo e o pensamento jurídico", uma iniciativa da Comissão Especial do Cooperativismo da OAB/SP que reúne artigos de 24 autores, entre eles os advogados Henrique Furquim Paiva e Rodrigo Forcenette, sócios do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia

Forcenette, autor do artigo "Cooperativas e suas implicações tributárias", destaca a importância do tema: "Minha contribuição tem por objetivo a apresentação da disciplina jurídico-normativa das cooperativas no Brasil e suas respectivas implicações na área tributária, com conotação especial ao tratamento que lhes têm sido conferido a partir das interpretações adotadas pelas Cortes Superiores de Justiça. O artigo já trata das alterações efetivadas na Constituição Federal, com relação à reforma tributária".

Já Paiva, autor do artigo "Demissão, Exclusão e Eliminação na Sociedade Cooperativa: Aspectos Relevantes", comenta sobre a escolha do tema, ressaltando a complexidade e a importância das questões abordadas: "Quando escolhi o tema do artigo, minha intenção foi de abordar questões polêmicas que me deparei no exercício da advocacia e no estudo do Direito Cooperativista por mais de 30 anos. O desligamento é visto como um trauma na sociedade cooperativa, pois o seu modelo institucional foi constituído para atrair os sócios e fomentar a sua atividade profissional ou produtiva", afirma. Ele ainda destaca que "o artigo tem o intuito de debater e resolver questões importantes e polêmicas nestes processos, para que, apesar do impacto causado pelo rompimento traumático, o procedimento de desligamento possa ser conduzido da forma mais segura e legítima".

O livro, segundo Constantino Savatore Morello Júnior, presidente da Comissão Especial do Cooperativismo da OAB/SP, traz contribuições relevantes para o cooperativismo no Brasil. "Esta obra é um marco na história do cooperativismo, na história de nossa Comissão e, com certeza, na história do sistema Sescoop/SP. Não há melhor coroação para o livro do que seu lançamento em um evento da profundidade e grandeza do Fórum Paulista de Cooperativismo", destaca.

O Fórum Jurídico de Aspectos Legais do Cooperativismo Paulista, que já é tradicional no calendário do cooperativismo paulista, trouxe neste ano discussões profundas sobre temas como a Emenda Constitucional 132/23, a interpretação da legislação tributária e os desafios enfrentados pelas cooperativas no novo cenário econômico.

Sócios do Brasil Salomão e Matthes Advocacia participam de obra coletiva "Cooperativismo e o pensamento jurídico"(Imagem: Divulgação)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Veja áreas que mais remuneram advogados segundo pesquisa da OAB/SP

15/8/2024

Advogado é agredido por PMs; Justiça manda devolver fiança

15/8/2024

Pais terão IR penhorado por publicação de filhos ligando Moraes ao PCC

15/8/2024

CNJ implementa modelo-padrão de ementas para decisões judiciais

14/8/2024

Justiça determina interdição de santuário dedicado a Lúcifer no RS

14/8/2024

Artigos Mais Lidos

A doação em vida não resolve o problema: O aumento do ITCMD na reforma tributária

15/8/2024

ITCMD: Postergar planejamento sucessório pode sair caro por causa da reforma tributária

15/8/2024

Quando o advogado deve dizer “não”?

15/8/2024

Por que as buscas e apreensões extrajudiciais ainda não saíram do papel?

14/8/2024

Invalidade da cláusula non cedendo em face da Lei das Duplicatas

16/8/2024