A Ordem dos Economistas do Brasil (OEB) entrega, nesta sexta-feira, 9/8, o prêmio "Jurista do Ano de 2024" ao professor Rodrigo Sayeg – um dos mais jovens a receber a distinção, com apenas 29 anos. O reconhecimento se deve à contribuição dele para a proteção transnacional dos direitos humanos na ordem econômica.
Atuante no escritório HSLAW, Rodrigo é doutor em Direito Empresarial e Cidadania e professor no programa de Pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal da PUC-SP.
A indicação partiu do professor Manuel Enríquez Garcia, presidente da OEB, que também compôs a banca avaliadora da tese de doutorado de Rodrigo em direito empresarial e cidadania na Universidade de Curitiba (Unicuritiba).
A tese de Sayeg propõe que violações de direitos humanos na atividade econômica sejam julgadas no país onde ocorreram ou em foro à escolha dos demandantes, introduzindo o conceito da "transnacionalidade dos litígios de direitos humanos". O tema também consta do projeto de lei nº 572/2022, que visa criar o marco nacional sobre Direitos Humanos e Empresas.
Para Rodrigo, a distinção da OEB é um reconhecimento de sua dedicação e um incentivo para continuar contribuindo para a justiça e a sociedade. "O reconhecimento da OEB coroa uma carreira construída com muita dedicação. É um privilégio poder contribuir para a transformação da sociedade".