Migalhas Quentes

Resultado do Sorteio da obra "Cidades Inteligentes e Lei da Inovação - Fomento Público como Medida Propulsora"

A obra ressalta a pertinência do manejo de medidas de fomento público.

23/7/2024

A obra "Cidades Inteligentes e Lei da Inovação - Fomento Público como Medida Propulsora" (Editora Lumen Juris 198p.) escrita por Bruna Souza da Rocha, ressalta a pertinência do manejo de medidas de fomento público.

A onipresença das novas tecnologias, cada vez mais sofisticadas e integradas, tem impactado profunda e rapidamente a vida econômica e social em um movimento disruptivo conhecido como a Quarta Revolução Industrial. Nesse contexto, os governos são desafiados a entender como podem se apropriar dos avanços tecnológicos que surgem constantemente e controlar as externalidades resultantes, abrindo caminho para diferentes concepções de cidades inteligentes. Essas cidades são caracterizadas pelo uso intensivo de tecnologia em suas infraestruturas e funcionalidades.

Para que as cidades brasileiras alcancem esse status, é essencial que a inovação tecnológica seja incorporada à economia e faça parte do cotidiano urbano. Isso destaca a importância de medidas de fomento público, especialmente por parte dos municípios que enfrentam restrições fiscais e orçamentárias. A Lei da Inovação, nesse sentido, oferece mecanismos e estruturas poderosas para estimular a iniciativa privada a atuar na economia urbana e difundir novas tecnologias. Essa atuação deve ser liderada pelo Estado, por meio de planejamento econômico e formulação adequada de políticas públicas.

Sorteio da obra "Cidades Inteligentes e Lei da Inovação - Fomento Público como Medida Propulsora"(Imagem: Arte Migalhas)

Sobre a autora

Bruna Souza da Rocha é advogada. Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná. Pós-graduada em Direito Econômico pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas.

-----

Ganhadores da obra:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

Amigo oculto: Cármen Lúcia tira Liniker e é presenteada por "casca de bala"

23/12/2024

Dino suspende R$ 4 bi de emendas parlamentares e manda PF investigar

23/12/2024

Motorista é condenado por embriaguez mesmo sem realizar bafômetro

22/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

23/12/2024

Macunaíma, ministro do Brasil

23/12/2024

Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

23/12/2024

(Não) incidência de PIS/Cofins sobre reembolso de despesas

23/12/2024

A ameaça da indisponibilidade retroativa

23/12/2024