Migalhas Quentes

Resultado do Sorteio da obra "Bem Comum e Direito Ambiental"

A obra promove uma abordagem virtuosa para preservar o meio ambiente para as gerações futuras.

18/7/2024

A obra "Bem Comum e Direito Ambiental" (Editora Appris 133p.) escrito por Cristiano Dionísio, apresenta como o Direito Ambiental encontra no bem comum um referencial ético para instrumentalizar juridicamente o desenvolvimento humano. 

Dividido em duas etapas, este estudo começa explorando a construção do conceito de bem comum sob uma perspectiva filosófica, destacando os pensadores clássicos Platão, Aristóteles e Tomás de Aquino. Através de suas obras, delineia-se um entendimento dinâmico do bem comum, fundamentado na natureza humana e constituído por princípios distributivos e participativos, essenciais para o desenvolvimento integral da personalidade individual.

Na segunda etapa, aborda-se a relação entre bem comum e Direito Ambiental. A natureza intrinsecamente internacional do Direito Ambiental, aliada à primazia da pessoa, faz convergir o reconhecimento do meio ambiente como elemento integrante do rol dos direitos humanos. A consolidação do Direito Ambiental na agenda internacional, a introdução do conceito de desenvolvimento sustentável e a ratificação do meio ambiente ecologicamente equilibrado como direito humano demonstram essa perspectiva. O Direito Ambiental, portanto, não apenas promove a sustentabilidade física da vida, mas também serve como meio para ação ética e reflexão na sociedade.

Conclui-se que o Direito Ambiental não pode ser instrumentalizado somente pela lógica do lícito ou ilícito, mas também pela lógica da virtude. Esse entendimento reavalia as ferramentas jurídicas para preservação ambiental e reforça a necessidade de uma abordagem ética para alcançar o desenvolvimento humano sustentável. Em resumo, o Direito Ambiental, inspirado pelo conceito do bem comum, promove não apenas o desenvolvimento humano, mas também uma abordagem virtuosa para preservar o meio ambiente para as gerações futuras.

Sorteio da obra "Bem Comum e Direito Ambiental"(Imagem: Arte Migalhas)

Sobre o autor

Cristiano Dionísio é doutorando junto ao Poragama de pós-graduação em Políticas Públicas da UFPR, mestre em Direito Econômico e Social pela PUCPR, professor universitário, advogado militante e sócio do escritório Macedo e Dionísio Advogados Associados. 

----- 

Ganhador da obra:

Athos Freitas Fernandes Souza, de Conselheiro Lafaiete/MG

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

Amigo oculto: Cármen Lúcia tira Liniker e é presenteada por "casca de bala"

23/12/2024

Dino suspende R$ 4 bi de emendas parlamentares e manda PF investigar

23/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Motorista é condenado por embriaguez mesmo sem realizar bafômetro

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

23/12/2024

Macunaíma, ministro do Brasil

23/12/2024

Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

23/12/2024

PLP 108/24 - ITCMD - Tributação da distribuição desproporcional de dividendos

21/12/2024

(Não) incidência de PIS/Cofins sobre reembolso de despesas

23/12/2024