Migalhas Quentes

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

Recomposição faz parte das iniciativas da Ordem paulista para valorização da advocacia.

15/7/2024

A OAB/SP divulgou a nova tabela de honorários, que prevê a inclusão de 45 novos campos de trabalho para a advocacia, sendo 19 atividades em matéria ambiental, sete atividades em matéria eleitoral e a valorização da advocacia condominial, que recebeu tratamento específico nessa tabela, com 15 atividades. As matérias Previdenciárias e Cível também receberam novas atividades. 

O vice-presidente da OAB/SP, Leonardo Sica, afirma que a nova tabela contempla diversos novos campos de trabalho para a advocacia, proporcionando mais oportunidades aos advogados. “Esses novos campos foram extraídos da Comissão do Observatório de Novos Mercados da OAB/SP, contribuindo para a atualização do exercício da advocacia”, contextualiza.

Leonardo Sica também ressalta a importância da correção dos valores de honorários praticados, proporcionando melhores condições de trabalho aos advogados. “A nova tabela tem ainda o objetivo de proteger a advocacia do aviltamento de honorários e da concorrência desleal, beneficiando, em especial, advogados autônomos e de pequenos escritórios, que correspondem a quase 80% da advocacia paulista”, aponta o vice-presidente da OAB/SP. 

A publicação da nova tabela de honorários faz parte dos esforços da OAB paulista para aumentar a renda dos profissionais e oferecer melhores condições de trabalho. Além do reajuste nos honorários, outras medidas estão sendo adotadas em prol dos advogados. 

A nova tabela de honorários faz parte de iniciativa da OAB/SP para aumentar a renda dos profissionais e oferecer melhores condições de trabalho.(Imagem: Freepik)

“Cashback” da anuidade

De acordo com a OAB/SP, a anuidade, que em 2023 sofreu um corte de 10% - o maior da história da entidade -, teve o valor mantido para 2024, e a taxa, que já foi uma das mais caras do país, com a manutenção do valor passa a ser uma das dez mais baratas.

A Ordem paulista explica que a quantia de R$ 897,30 pode ser 100% resgatada como crédito em matrículas e rematrículas nos cursos da Escola Superior de Advocacia. Outro benefício para as advogadas e os advogados é o aplicativo de compras OAB Shop, onde os valores gastos na plataforma podem ser revertidos em descontos na anuidade do ano seguinte. 

Ademais, a seccional ressalta que as anuidades dos profissionais do Direito inscritos na OAB/SP também custeiam lutas da entidade em defesa da classe, como no reajuste – pelo segundo ano consecutivo (8,59% em 2023 e 17% em 2022) – no Convênio da Assistência Judiciária, beneficiando 40 mil profissionais cadastrados. 

Esses benefícios são possíveis por conta da redução de 10% das despesas administrativas da OAB/SP em 2023, e a economia se deve à adoção de novos sistemas de gestão administrativa, atendimento e ouvidoria. Apesar da redução de despesas, grandes investimentos estão sendo realizados, principalmente na transformação digital e na transição energética da OAB.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Novo convênio de Assistência Judiciária da OAB SP traz avanços para a advocacia paulista

7/6/2021
Migalhas Quentes

OAB/SP rebate afirmativas da Defensoria Pública

15/7/2008
Migalhas Quentes

OAB/SP decide manter prestação de serviço junto ao INPI fora da tabela de honorários

24/6/2008

Notícias Mais Lidas

Entenda PEC que quer o fim da escala de trabalho de 6x1

11/11/2024

Advogados analisam PEC que propõe o fim da escala de trabalho 6x1

11/11/2024

OAB aprova recomendações para uso de IA generativa na advocacia

11/11/2024

Júri é suspenso após promotor relatar ameaça de “surra” por advogado

11/11/2024

STF reconhece fraude de varejista para ocultar vínculo empregatício

11/11/2024

Artigos Mais Lidos

Penhora de bem alienado fiduciariamente por dívidas propter rem

10/11/2024

É confisco, sim!

11/11/2024

Diferenças entre doença, incapacidade, invalidez e deficiência

12/11/2024

Duas visões sobre a jurisdição do STF

11/11/2024

A importância da checagem de antecedentes em parcerias comerciais e contratações

11/11/2024