Migalhas Quentes

Trench Rossi Watanabe é destaque em políticas de inclusão LGBTQIA+

Leticia Ribeiro e Marcel Fracarolli Nunes, colíderes do MOVE LGBTQIA+ Affinity Group do escritório, explicam a importância de políticas de inclusão.

28/6/2024

À medida que a luta LGBTQIA+ ganha cores e vozes ao redor do mundo, o escritório Trench Rossi Watanabe se destaca no cenário jurídico brasileiro por seu compromisso contínuo com a inclusão e diversidade. Com uma série de ações estratégicas, a banca vai além das celebrações simbólicas e oferece suporte concreto e transformador para a comunidade.

O escritório tem uma longa história na luta por mais inclusão no setor jurídico. Desde os anos 1980 – antes mesmo de muitas grandes empresas – o Trench Rossi Watanabe já trabalhava na implementação de políticas para diversificar seu quadro de pessoal. Foi em 2016 que as ações ganharam uma nova proporção com a implementação de grupos de afinidade, destacando-se, entre eles, o "MOVE LGBTQIA+ Affinity Group". 

"Por meio dos grupos de afinidade, nosso escritório trabalha ativamente pela comunidade, organizando e patrocinando eventos que discutem e promovem os direitos civis", informa Leticia Ribeiro, sócia do escritório e colíder do MOVE LGBTQIA+. Em 2023, o Trench Rossi Watanabe realizou uma série de palestras com foco nos direitos das pessoas LGBTQIA+, alcançando não apenas os colaboradores do escritório, mas também a comunidade mais ampla.

"Nossa intenção não é apenas promover discussões internas sobre diversidade e inclusão, mas também agir como plataformas para a implementação de políticas que garantem um ambiente de trabalho mais acolhedor e justo para todos", explica Marcel Fracarolli Nunes, que é também sócio do escritório e colíder do MOVE LGBTQIA+. 

Além das palestras educativas, a banca também patrocina programas intensivos de desenvolvimento de carreira para a comunidade trans. Em 2023, a iniciativa incluiu oito encontros destinados a um grupo selecionado de 10 pessoas, com o objetivo de capacitá-las para desafios profissionais e promover sua inserção no mercado de trabalho. "Essas sessões são parte de um esforço contínuo para eliminar barreiras à inclusão e promover a igualdade de oportunidades", explica Leticia."Não apenas essas ações têm um impacto profundo nos indivíduos diretamente beneficiados, mas também contribuem para estabelecer um padrão de responsabilidade social e liderança corporativa que inspira outras organizações a seguir o exemplo", completa Marcel.  

O escritório tem sido consistentemente reconhecido por sua liderança em práticas de inclusão. Em 2024, pelo terceiro na consecutivo, a banca foi destaque como uma das empresas mais inclusivas do setor jurídico de acordo com a pesquisa Ethos/Época de Inclusão e, também pela terceira vez consecutiva, foi eleita uma das melhores empresas para pessoas LGBTQIA+ trabalharem pela Human Rights Campaign Foundation. 

A dedicação do Trench Rossi Watanabe às questões da comunidade LGBTQIA+ demonstra que o compromisso com a inclusão é uma poderosa ferramenta de transformação social. Ao adotar uma abordagem ativa e contínua, o escritório não apenas celebra a diversidade, mas lidera pelo exemplo, mostrando como o respeito e a equidade podem ser efetivamente integrados na cultura corporativa e na prática jurídica.

Leticia Ribeiro e Marcel Fracarolli Nunes.(Imagem: Divulgação)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

Amigo oculto: Cármen Lúcia tira Liniker e é presenteada por "casca de bala"

23/12/2024

Dino suspende R$ 4 bi de emendas parlamentares e manda PF investigar

23/12/2024

TJ/SP permite penhora de bem de família de alto padrão se garantida nova moradia

23/12/2024

Motorista é condenado por embriaguez mesmo sem realizar bafômetro

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

23/12/2024

Macunaíma, ministro do Brasil

23/12/2024

Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

23/12/2024

"Se não têm pão, que comam brioche!"

23/12/2024

(Não) incidência de PIS/Cofins sobre reembolso de despesas

23/12/2024