Em entrevista à TV Migalhas, ministro Luís Roberto Barroso compartilhou reflexões acerca de seus 11 anos no STF e destacou a importância das interpretações constitucionais da Corte.
410124
Barroso mencionou que a percepção de seu tempo como ministro do Supremo é variável. "Às vezes parece pouco, às vezes rápido demais, e às vezes uma eternidade", brincou.
Destacou a importância de cumprir as missões "dadas pela vida" com alegria e empenho, interpretando a Constituição à luz dos valores históricos como o contratualismo, iluminismo e liberalismo.
Segundo Barroso, as Constituições são instrumentos para avançar o processo civilizatório, não apenas refletindo o presente, mas servindo como bússola para um futuro melhor.
S. Exa. explicou que interpretar a Constituição conforme os valores históricos não é uma escolha pessoal do juiz, mas a finalidade essencial do documento. Reforçou que a Constituição deve ajudar a construir um futuro mais justo e civilizado, e não apenas reafirmar o que existe.
Veja a entrevista:
O evento
O XII Fórum de Lisboa, realizado de 26 a 28 de junho, abordará o tema "Avanços e Recuos da Globalização e as Novas Fronteiras: Transformações Jurídicas, Políticas, Econômicas, Socioambientais e Digitais". O evento reúne autoridades e especialistas de diversas áreas para analisar as mudanças e os desafios contemporâneos que impactam o cenário global.