Migalhas Quentes

Passageira avisada previamente de mudança em voo não será indenizada

Magistrado concluiu que a companhia aérea agiu conforme a resolução 400 da ANAC, que exige que alterações de horários e itinerários sejam informadas aos passageiros com no mínimo 72 horas de antecedência.

10/6/2024

Em decisão do juizado especial Cível e Criminal de Açailândia/MA, o pedido de indenização por danos morais feito por uma passageira contra a Azul Linhas Aéreas foi julgado improcedente.

A passageira relatou que adquiriu passagens aéreas para o trecho Imperatriz para São Paulo, com conexão, e que a companhia aérea cancelou e antecipou o voo para um dia antes da data prevista, além de mudar o aeroporto. Esses transtornos a levaram a buscar reparação judicial por danos morais.

Em sua defesa, a Azul argumentou que o cancelamento do voo foi comunicado com antecedência e que a autora concordou com a mudança de itinerário, tendo embarcado normalmente no dia ajustado. A empresa destacou ainda que cumpriu todas as normas estabelecidas pela aviação civil.

Na decisão, o juiz de Direito Alessandro Arrais, responsável pela sentença, afirmou que não houve qualquer fato excepcional que justificasse o pedido de danos morais.

“No caso em questão, não vislumbro fatos excepcionais que configurem dano moral (…) Com efeito, a comunicação da antecipação do voo operou-se com, pelo menos, um mês de antecedência da data aprazada para o embarque, tempo suficiente para organização”, explicou.

Para o magistrado, a companhia aérea agiu conforme a resolução 400 da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, que exige que alterações de horários e itinerários sejam informadas aos passageiros com no mínimo 72 horas de antecedência. No caso, foi verificado que a autora teve tempo razoável para resolver a situação causada pela alteração do voo.

Assim, por entender que o caso se tratava de um mero aborrecimento, comum na vida em sociedade e que não configura dano moral indenizável, o colegiado julgou improcedente o pedido da autora.

Passageira avisada previamente de mudança em voo não será indenizada.(Imagem: Freepik)

Leia a sentença.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Companhia aérea e agência responderão solidariamente por voo cancelado

1/6/2024
Migalhas Quentes

TAP não deve indenizar passageiros por atraso inferior a quatro horas

22/5/2024
Migalhas Quentes

Cia aérea não indenizará por negar antecipação de voo de tarifa light

23/6/2023

Notícias Mais Lidas

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024