Migalhas Quentes

DPU propõe a SP videochamada entre presos estrangeiros e familiares

Defensoria argumentou que o contato dos internos com os familiares é garantia constitucional e fundamental para a reinserção do preso na sociedade.

15/5/2024

A DPU - Defensoria Pública da União e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo recomendaram à SAP/SP - Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo que adote, rapidamente, medidas para possibilitar que estrangeiros presos no Estado façam encontros virtuais com familiares que moram fora do Brasil. A recomendação foi expedida nessa sexta-feira, 10.

O ofício foi enviado à SAP depois que a DRDH - Defensoria Regional de Direitos Humanos da DPU em São Paulo foi procurada pelo Consulado das Filipinas. O escritório relatou que alguns reeducandos nascidos no país asiático estão tendo problemas para falar com familiares. Segundo o órgão diplomático, a maioria das famílias desses presos são de baixa renda e não podem viajar ao Brasil.

DPU recomenda que SP adote videochamada entre presos estrangeiros e família.(Imagem: Pillar Pedreira/Agência Senado)

O consulado destacou que a Secretaria tem um programa chamado "conexão familiar" com o objetivo de intermediar chamadas online dos internos com suas famílias. No entanto, esse programa só funciona para presos com famílias que moram no Brasil.

"Há de se considerar que familiares estrangeiros e de país distante como é a Filipinas não terão oportunidade de terem documentação e nem endereço no Brasil, o que impede também o cadastramento destas pessoas no sistema da SAP", afirma o Consulado.

Em recomendação, a DPU argumentou que o contato dos internos com os familiares é garantia constitucional e fundamental para a reinserção do preso na sociedade, e orientou que a Secretaria de Administração Penitenciária resolva o problema com rapidez.

Ainda este ano, a DPU enviou ofício à administração da penitenciária de Itaí/SP, onde estão estes estrangeiros. “Considerando que ainda não há o regramento específico para a realização dessas visitas virtuais, informo que fica prejudicado o atendimento à referida solicitação”, respondeu o diretor da unidade.

Nós entendemos que é necessário suprir e regulamentar essa visita para que os presos não fiquem desassistidos. Vamos aguardar os desdobramentos”, afirmou o defensor regional de direitos humanos em São Paulo, Érico Lima de Oliveira.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Juiz viraliza por abordagem empática em audiências; veja entrevista

18/1/2024
Migalhas Quentes

Preso sente frio em audiência e juíza dá café e blusa: "está tremendo"

11/1/2024
Migalhas Quentes

Justiça do DF concede domiciliar humanitária a preso que tem filho autista

3/6/2020

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

PF indicia Bolsonaro e outros 36 por tentativa de golpe em 2022

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024

A revisão da coisa julgada em questões da previdência complementar decididas em recursos repetitivos: Interpretação teleológica do art. 505, I, do CPC com o sistema de precedentes

21/11/2024