O Rio Grande do Sul vive a maior enchente da história. Já são 90 o número de mortos, 132 desaparecidos e 361 feridos. Mais de 1,3 milhão de pessoas foram afetadas pelos temporais que atingem o Estado.
Neste momento, o país todo se mobiliza para auxiliar essas pessoas.
Em meio ao desespero, um trabalho incrível tem sido feito pelo criminalista e professor gaúcho Aury Lopes Jr. Com caminhão e jipes, ele resgata pessoas, leva alimentos e mostra a situação assustadora na cidade de Porto Alegre. As publicações são feitas no Instagram do advogado: @aurylopesjr.
"Ajudem! Cada um faz um pouco e juntos fazemos a diferença! Vamo!", diz o advogado em uma das publicações. Em outra, ele diz que, quando chega a noite, os resgates ficam ainda mais dicífeis. "Mas não dá pra parar. Não dá pra deixar ninguém pra trás." As cenas impressionam.
"A situação é apavorante. Faltam palavras para descrever. Tivemos que parar agora porque o caminhão já estava sem alternador, sem arranque e sem embreagem, depois de passar o dia inteiro debaixo d’água. Mas valeu, tiramos muita gente. Muita gente mesmo. Mas me dói pelos que não tirei. Parabéns aos bombeiros, policiais militares, civis e federais, defesa civil, voluntários e aos meus amigos jipeiros, que de novo deram show. Amanhã voltamos."
Nas publicações, o advogado afirma que está contando com a ajuda de amigos jipeiros, trilheiros, voluntários, empresários, donos de caminhões, jetskis, barcos, helicópteros, quadriciclos. "Enfim, toda a população que segue fazendo o possível e o impossível para resgatar e ajudar o próximo, juntos somos mais fortes!! Tenho certeza que Deus está abençoando e acompanhando cada um!! Assim como na trilha, ninguém vai ficar para trás!!"
O advogado publicou alguns canais para envio de doações:
Ajude Porto Alegre: Chave Pix (Caixa) CNPJ 92.963.560/0001-60
Pix SOS Rio Grande do Sul: Chave Pix (Banrisul) CNPJ 92.958.800/0001-38
Comunidade PUC/RS: Recebe doações de kits de higiene pessoal e limpeza geral, alimentos não perecíveis, agasalhos, calçados, roupas íntimas novas, fraldas, roupas de cama, colchões, travesseiros e cobertores.
Onde doar: Pastoral da PUC/RS, sala 224, prédio 15 living 360.
Outras informações: (51) 98335-0187
Cozinha solidária de Azenha/RS: Recebe alimentos, roupas, toalhas, cobertores, itens de higiene, água potável.
Outras informações: https://apoia.se/enchentesrs