Migalhas Quentes

Mariana Freitas de Souza é a nova presidente do CBMA

A advogada assume a presidência do CBMA no lugar do advogado e professor da FGV, Gustavo da Rocha Schmidt, que presidiu a entidade nos últimos nove anos.

18/12/2023

Advogada Mariana Freitas de Souza atua como árbitra e mediadora de conflitos há mais de 20 anos e, nos últimos dez, como diretora do CBMA - Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem, integrando as diretorias técnicas de mediação e arbitragem. Nessa função, promoveu cursos de formação e eventos nacionais e internacionais na área de resolução de disputas, representando o CBMA no Brasil e no exterior.

Mariana Freitas de Souza é a nova presidente do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem. (Imagem: Divulgação | CBMA)

Para Mariana, “a condução à presidência é motivo de muita alegria e orgulho, e coroa todo o trabalho desenvolvido no CBMA nos últimos 10 anos. Espero poder contribuir ainda mais para o CBMA, dando continuidade ao excepcional trabalho desenvolvido pelas gestões anteriores, que culminou com seu crescente protagonismo no uso e fomento dos métodos alternativos de solução de conflitos”.

Na última década, o CBMA, resultado de uma parceria da FIRJAN - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, da ACRJ - Associação Comercial do Rio de Janeiro e da FENASEG - Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta registrou crescimento expressivo, saltando de apenas dois procedimentos arbitrais, em 2014, para 29 novos casos nos últimos doze meses, com valores milionários e mesmo bilionários. 

Mariana Souza assume a presidência do CBMA no lugar do advogado e professor da FGV, Gustavo da Rocha Schmidt, que presidiu a entidade nos últimos nove anos. Dentre as ações desenvolvidas por Schmidt durante sua gestão, o CBMA destaca o crescimento vertiginoso no número de arbitragens comerciais, a regulamentação do procedimento de arbitragem expedita, a edição do regulamento de dispute boards, a realização de conferências internacionais na área de mediação e de arbitragem, a ampliação das dependências do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem, a inauguração da sede da instituição em São Paulo e, em especial, a implementação do segmento da arbitragem esportiva, tendo posicionado o CBMA como o núcleo da CNRD - Câmara Nacional de Resolução de Disputas, da CBF - Confederação Brasileira de Futebol, do COB - Comitê Olímpico do Brasil, da CBB - Confederação Brasileira de Basquete, da CBSK - Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), da Confederação Brasileira de Skate, da CBV - Confederação Brasileira de Voleibol. 

Gustavo Schmidt se despede comentando que foi uma experiência incrível liderar o CBMA nos últimos anos.

"Sinto-me imensamente feliz por ter contribuído para a construção de uma nova cultura de solução de litígios no Brasil, de natureza extrajudicial. Muito me encanta olhar para trás e ver o quanto o CBMA se desenvolveu. Tudo fruto da união de advogados, árbitros, acadêmicos e da classe empresarial. Um trabalho de tantos que seria impossível nomeá-los. Agradeço a todos que confiaram no meu trabalho e apoiaram um projeto tão especial. O CBMA está em excelentes mãos. Mariana é uma potência da natureza. Inteligente, trabalhadora e comprometida com a causa das ADRs. Tenho absoluta certeza que fará uma gestão muito superior à minha, alçando o CBMA a um outro patamar. Sucesso, Mariana! E conte sempre comigo.”

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

Amigo oculto: Cármen Lúcia tira Liniker e é presenteada por "casca de bala"

23/12/2024

Dino suspende R$ 4 bi de emendas parlamentares e manda PF investigar

23/12/2024

Motorista é condenado por embriaguez mesmo sem realizar bafômetro

22/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

23/12/2024

Macunaíma, ministro do Brasil

23/12/2024

Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

23/12/2024

(Não) incidência de PIS/Cofins sobre reembolso de despesas

23/12/2024

A ameaça da indisponibilidade retroativa

23/12/2024