Migalhas Quentes

35 anos da Constituição: OAB homenageia membros dos três Poderes

Encontro celebrou pessoas e instituições que contribuíram para a construção e proteção da Carta.

24/10/2023

Representantes dos três Poderes estiveram reunidos nesta segunda-feira, 23, na OAB, em evento que homenageou a contribuição dos constituintes à história do país. De iniciativa da diretoria da Ordem e da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da entidade, a cerimônia lembrou os 35 anos da Constituição Federal, e homenageou pessoas e instituições que contribuíram para sua construção e proteção.

Entre os presentes estavam o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o presidente do STJ, Luís Roberto Barroso, e o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco.

OAB homenageia a contribuição dos constituintes à história do país.(Imagem: Divulgação/OAB)

Ministro Luís Roberto Barroso lembrou dos avanços percebidos no Brasil após a promulgação da Carta, destacando os "35 anos de estabilidade institucional em um país marcado pelas rupturas da legalidade constitucional, golpes e tentativas de golpe".

"Do ponto de vista da democracia constitucional, o Executivo voltou ao seu tamanho natural, o Congresso recuperou suas prerrogativas, e o Judiciário vive um momento importante de ascensão política e institucional, que dão equilíbrio para proteção dos direitos fundamentais e da democracia. Numa democracia, não há poderes hegemônicos, somos todos parceiros, pelo bem do Brasil."

Rodrigo Pacheco pontuou não ser exagero afirmar que a advocacia foi fundamental na elaboração da CF. "Celebrar os 35 anos da Constituição não é apenas um ato de reverência ao passado, mas também um compromisso reiterado com o presente e com o futuro de nossa nação."

"A constituição não é um documento estático. Ela é um organismo vivo, capaz de evoluir e fortalecer as instituições democráticas do Brasil."

Para Geraldo Alckmin, a homenagem realizada é também às contribuições da luta da instituição em prol da reconstitucionalização do país. "Se o Brasil tem, hoje, uma Constituição democrática, tem, também, uma dívida de gratidão aos advogados que lutaram por uma ordem democrática."

"Democracia sem exclusão e sem exceção. Democracia entendida como a prática da liberdade, da tolerância e da inclusividade, como um bem universal que todos possam se valer para exercer com plenitude a sua cidadania. E que todos possam, com segurança, buscar respeito e obter proteção a seus direitos. E por meio do qual todos tenham oportunidade de prosperar e viver condignamente. Esse é o bem mais precioso garantido pela Constituição."

O presidente da OAB, Beto Simonetti, destacou a atuação da OAB e da advocacia para assegurar que o processo de estruturação da nova Constituição fosse democrático e refletisse as aspirações da sociedade brasileira. "Se hoje temos garantias como o habeas corpus e o devido processo legal, incluindo a independência do Judiciário e do MP, em muito devemos à atuação histórica e efetiva da OAB."

O presidente da Comissão e membro honorário vitalício da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, destacou a certeza de que "sem Constituição e fora do Estado Democrático de Direito não teremos salvação e desenvolvimento sustentável".

O membro honorário vitalício Bernardo Cabral enviou um depoimento em vídeo que foi exibido durante a solenidade.

Assista a trechos dos prestigiados discursos: 

 

Também receberam a homenagem o ministro do STJ João Otávio Noronha; o presidente do TCU, Bruno Dantas; e o AGU, Jorge Messias; os parlamentares constituintes Lídice da Mata, Sérgio Brito, Hugo Napoleão, Aldo Arantes; familiares de José Dutra (in memoriam); Ulysses Guimarães (in memoriam); e o diretor jurídico das Organizações Globo, Antonio Claudio Ferreira Netto, em virtude da veiculação da série “Brasil em Constituição”, exibida pelo Jornal Nacional há um ano.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

STF realiza sessão solene em comemoração aos 35 anos da CF

5/10/2023
Migalhas de Peso

35 anos da Constituição: “Salve, democracia brasileira!”

5/10/2023
Migalhas Quentes

Constituição abrangente gera protagonismo do Judiciário, diz Barroso

21/8/2023

Notícias Mais Lidas

Juiz condena Azul por má-fé: "quem subscreveu, parece que não leu" 

24/4/2025

TJ/PR rejeita recurso feito por IA que inventou 43 jurisprudências

25/4/2025

Collor é preso após decisão de Moraes e deve cumprir pena no DF

25/4/2025

SBT deve pagar vencedora de concurso que ficou só com o "cheque gigante"

24/4/2025

"Mórbida patologia": Gilmar critica aplicação da LIA por membros do MP

24/4/2025

Artigos Mais Lidos

Atualização da NR-1: O que é preciso saber?

24/4/2025

Reforma tributária: Impactos nas holdings e no direito societário

24/4/2025

A exclusão do IRPJ e da CSLL da base do PIS e da Cofins: Expectativa de afetação de nova tese tributária no rito de recursos repetitivos

24/4/2025

A exclusão da responsabilidade das instituições bancárias em decorrência da culpa exclusiva do consumidor ou fato de terceiro

24/4/2025

"Pejotização" liberada? Entenda o que está em jogo para o trabalhador brasileiro

24/4/2025