Migalhas Quentes

Presidente da OAB/SP, Patricia Vanzolini, visita sede do Migalhas

Em entrevista concedida na redação de Migalhas, advogada abordou temas como representatividade feminina, movimento por uma ministra negra no STF e fixação dos honorários advocatícios.

6/10/2023

A redação do Migalhas recebeu, nesta sexta-feira, 6, a visita da presidente da OAB/SP, Patricia VanzoliniNo encontro, também estiveram presentes o vice-presidente da OAB/SP, Leonardo Sica, e o presidente da subseção de Ribeirão Preto, Alexandre Nuti. 

Para honra deste poderoso rotativo, a advogada concedeu entrevista em que abordou temas como a representatividade feminina, o movimento por uma ministra negra no STF e a fixação dos honorários advocatícios. 

(Imagem: Migalhas/Redação)

394922

O primeiro tema abordado pela advogada foi a representatividade feminina no Judiciário. Vanzolini se considera otimista e diz que houve avanço, até mesmo na percepção de que há um problema, mas que ainda é preciso avançar muito mais. 

Patricia Vanzolini também falou a respeito do movimento por uma ministra negra no STF. Para a advogada, a falta de equidade, de paridade de gênero e de raça, deveria ser vista como um problema, como algo a ser corrigido. “Deveria nos incomodar ver um Tribunal ou um ambiente de trabalho majoritariamente masculino.”

A presidente da OAB/SP ainda citou um canal, criado pela Ordem paulista, de denúncias de assédio sexual ou moral sofrido pelas advogadas em ambiente de trabalho.

Outro ponto abordado no encontro foi a questão da fixação de honorários advocatícios na Justiça paulista. De acordo com Vanzolini, o TJ/SP vem desrespeitando reiteradamente a decisão do STJ de fixação dos honorários de acordo com o CPC.

A fim de amparar os advogados acerca desta temática, a presidente da seccional registrou que a Ordem de São Paulo está criando uma procuradoria de honorários. A iniciativa criará um cargo dentro da OAB/SP especificamente para garantir que os honorários sejam fixados da forma como diz a lei.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

CNJ aprova paridade de gênero para promoção de juízes

26/9/2023
Migalhas Quentes

Mulheres ocupam apenas 25% dos cargos nos tribunais do país

8/3/2023
Migalhas Quentes

Do exílio à presidência da OAB/SP: Patricia Vanzolini fala ao Migalhas

11/2/2022

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

Falta grave na exclusão de sócios de sociedade limitada na jurisprudência do TJ/SP

20/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024