Coordenada pelos advogados Celso Vilardi e José Luis Oliveira Lima, a obra "A Defesa: Homenagem ao advogado Antonio Cláudio Mariz de Oliveira", lançamento da Editora Migalhas, teve como inspiração a defesa da advocacia e das prerrogativas profissionais ao longo de toda a vida de Mariz.
O livro é uma homenagem dos amigos que com ele conviveram por anos. Mas, principalmente, é uma inspiração para as próximas gerações de advogados. "O legado de Mariz pode ser resumido em breves palavras: não basta cuidar do cliente; é necessário cuidar da advocacia e do advogado", pontuam os coordenadores.
“[...] nos acostumamos a vê-lo trabalhar muito, tentando equilibrar compromissos e convívio familiar. Com o passar dos anos percebemos que sua carga de trabalho era medida não só pela demanda de um homem que, desde a nossa infância, já era bem-sucedido. Essa sobrecarga tinha ainda um outro medidor: sua paixão pelo ofício.”
A observação terna foi feita pelos filhos do homenageado em texto integrante desta antologia, e dá conta da intensidade com que o advogado Antonio Cláudio Mariz de Oliveira exerce a advocacia e luta pelos pilares que a salvaguardam.
A coletânea reúne mais de 50 textos assinados por notáveis, boa parte colegas de profissão do homenageado, e em tons diversos, enfoques variados, as remissões ao vigor e à convicção de seus embates por seus clientes, pelo Direito e pela democraria, tornam-se uma constante.
Lançamento acontece no próximo dia 30/8, às 18h, na Casa de Portugal, em SP.
Antonio Cláudio Mariz de Oliveira
Formou-se pela Pontifícia Universidade Católica em 1969. Foi Presidente da Associação dos Advogados de São Paulo e da Seccional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil. Foi Vice-Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados. Conselheiro do Instituto dos Advogados de São Paulo. Ex-Conselheiro do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados e é membro da Comissão de Direito Penal do Instituto dos Advogados do Brasil. Ex-membro do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo; integrou a Anistia Internacional; presidiu o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. Foi Secretário da Justiça do Estado de São Paulo, e Secretário da Segurança Pública. Pertence à Academia Paulista de Direito e à Academia Paulista de Letras Jurídicas. Atualmente é presidente da Comissão Especial de Defesa da Democracia e do Estado de Direito da OAB – SP, pertence à Comissão Arns de Direitos Humanos, é Conselheiro do Movimento em Defesa da Advocacia (MDA) e do Instituto em Defesa do Direito de Defesa (IDDD). Outro título do qual muito se orgulha é o de conselheiro vitalício do São Paulo Futebol Clube.
Autores:
Aloísio Lacerda Medeiros
André Victor Neuding
Angélica de Maria Mello de Almeida
Antonio Carlos Amando de Barros
Antonio de Almeida e Silva
Átila Pimenta Coelho Machado
Augusto de Arruda Botelho
Carlos Augusto de Barros e Silva
Carlos Miguel C. Aidar
Carmen da Costa Barros
Dora Cavalcanti
Durval de Noronha Goyos Júnior
Eduardo Pizarro Carnelós
Eduardo Reale Ferrari
Elio Gaspari
Eugênio Bucci
Fábio Castello Branco Mariz de Oliveira
Fábio Tofic Simantob
Fernanda Castello Branco Mariz de Oliveira
Flávia Rahal
Gaudêncio Torquato
Gilda Figueiredo Ferraz de Andrade
Ignácio de Loyola Brandão
Ives Gandra da Silva Martins
Ivo Aidar
João Florêncio de Salles Gomes Junior
José Carlos Dias
José Manssur
Juliana Castello Branco Mariz de Oliveira
Luís Guilherme Vieira
Luiz Antonio Sampaio Gouveia
Luiz Flávio Borges D’Urso
Luiza Erundina de Sousa
Marcelo Martins de Oliveira
Maria Elizabeth Queijo
Mário de Barros Duarte Garcia
Marlus H. Arns de Oliveira
Michel Temer
Paola Zanelato
Paulo Sérgio Pinheiro
Pedro B. A. Dallari
Pedro Gordilho
Pierpaolo Cruz Bottini
Renata Castello Branco Mariz de Oliveira
Renato de Mello Jorge Silveira
Roberto Rosas
Rodrigo Senzi Ribeiro de Mendonça
Rui Celso Reali Fragoso
Sebastião Botto de Barros Tojal
Sérgio Eduardo Mendonça de Alvarenga
Sérgio Rosenthal
Sônia Cochrane Ráo
Thiago Anastácio
Valter Uzzo
Vitorino F. Antunes Neto
Viviane Girardi
Walfrido Warde