Nesta quarta-feira, 5, acontece o último dia do "XXVIII Seminário de Verão de Coimbra", realizado em Portugal, pela Associação de Estudos Europeus da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e pelo IPEJA – Instituto de Pesquisa e Estudos Jurídicos Avançados.
Com o tema "O Direito na encruzilhada - Economia, proteção, clima, saúde e alimentação”, o evento conta com ministros do STF, do STJ e importantes nomes do Direito.
A equipe da TV Migalhas conversou com a diretora do IPEJA, Cristiane Frota, que falou sobre a importância da realização do Seminário.
“Tratamos de questões e temas multidisciplinares abordando questões de extrema relevância entre Brasil e Portugal.”
Dentre os temas debatidos, a diretora pontuou o papel do STF na preservação da democracia brasileira, a questão climática e também, a judicialização da saúde.
“A judicialização da saúde está com grandes diferenças nesse momento entre Brasil e Portugal, exatamente pelo excesso de demandas existentes no Brasil, o que não ocorre em Portugal. Isso demonstra que precisamos, de alguma maneira, fazer uma revisão do nosso sistema público de saúde.”
Veja a entrevista:
Clique aqui para acessar a programação.
O evento
Nos dias 3 e 5 de julho acontece, em Portugal, o XXVIII Seminário de Verão de Coimbra, realizado pela Associação de Estudos Europeus da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Neste ano, o evento tem como mote "O Direito na encruzilhada – Economia, proteção, clima, saúde e alimentação". O seminário contará com a presença de ministros do STF, do STJ e importantes nomes do Direito.