Após decisão liminar do juiz Federal Márcio André Lopes Cavalcante, a capivara Filó foi devolvida ao influenciador digital Agenor Tupinambá.
O tiktoker, de 23 anos, mora em Autazes, no Amazonas, e viralizou ao mostrar sua rotina ao lado da capivara Filomena, mais conhecida como Filó, o que foi considerado exploração animal pelo Ibama.
O órgão havia retirado o animal do influenciador e o multado em R$ 17 mil.
Na decisão que determinou a volta de Filó para a casa de Agenor, o juiz ponderou que “o autor, morador de zona rural de um pequeno município do interior do estado do Amazonas, vive em perfeita simbiose com a floresta e com os animais ali existentes”.
“Não há muros ou cercas que separam o casebre do autor em relação aos limites da floresta. Os animais circundam a casa e andam livremente em direção à residência ou no rumo do interior da mata. Não há animais de estimação na casa do autor porque o seu quintal é a própria Floresta Amazônica. Percebe-se, portanto, que não é a Filó que mora na casa de Agenor. É o autor que vive na floresta, como ocorre com outros milhares de ribeirinhos na Amazônia, realidade muito difícil de ser imaginada por moradores de outras localidades urbanas do Brasil. Ante o exposto, concedo a tutela provisória de urgência para que, até o desfecho da lide, seja deferida a guarda provisória da capivara Filó a Agenor Bruce Tupinambá. Como consequência, determino que o IBAMA seja compelido a fazer a entrega do animal ao autor, imediatamente.”
A decisão foi cumprida neste domingo, 30, e celebrada nas redes sociais.