Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realizou, dia 18, em seu anfiteatro, o evento "100 Anos da Previdência Social no Brasil", e contou com a presença dos professores Ivani Contini Bramante e Hélio Gustavo Alves.
A Mesa de Honra foi composta pelos ilustres docentes da instituição, Erotilde Minharro, Marcelo Mauad e Priscilla Simonato. A cerimônia teve início com as palavras de Erotilde, que enfatizou a importância do ano de 2023 para as comemorações relacionadas à Previdência Social no Brasil e ao Direito do Trabalho e a necessidade de reflexão acerca do tema.
Priscilla Simonato abordou a relevância do evento para os estudos e destacou a importância de compreender o passado a fim de entender as recentes mudanças na reforma previdenciária. “Precisamos saber de onde viemos e aonde podemos chegar; é crucial realizarmos essa reflexão”, afirmou.
Hélio Gustavo Alves salientou a importância da Previdência Social como uma segurança para os indivíduos e a responsabilidade dos profissionais jurídicos em fazer a diferença na vida das pessoas. “Ao assinar um contrato, o indivíduo deposita em você o princípio da confiabilidade”, mencionou. Ademais, brindou-nos com uma excelente explanação acerca da Teoria Pentadimensional do Direito e da importância de ideias inovadoras na concretização dos direitos humanos.
Por fim, Ivani Bramante discursou sobre a trajetória da Previdência Social ao longo dos anos, ressaltando sua origem como resultado de uma auto-organização da sociedade.
O evento proporcionou aos participantes uma valiosa oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre a história e as transformações da Previdência Social no Brasil.