O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira, 22, o nome do procurador Jorge Messias para a chefia da Advocacia-Geral da União.
Procurador da Fazenda Nacional, carreira que faz parte da AGU, Messias tem 42 anos e integra a equipe de transição de Lula. Ele participou do grupo técnico de transparência, integridade e controle.
Messias tem formação em Direito pela Universidade Federal do Recife e é mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pela UnB.
O futuro ministro atuou nas áreas jurídicas dos ministérios da Educação, Casa Civil e Ciência e Tecnologia. Foi subchefe para Assuntos Jurídicos da presidência no governo Dilma, e atuou também como procurador no Banco Central e no BNDES.
Com status de ministério, a AGU é responsável pela defesa dos Três Poderes em processos na Justiça e dá orientação jurídica a respeito de ações adotadas pelo governo Federal, como licitações, contratos, decretos e portarias. Já o advogado-Geral assessora o presidente da República, chefia o órgão e representa a União no STF.