Migalhas Quentes

FGV Direito Rio lança o portal "Regulação em Números"

Site reúne informações dos setores de Energia, Saneamento, Saúde Suplementar, Sistema Financeiro, Telecomunicações, Transportes e Vigilância Sanitária.

8/9/2022

Fruto do projeto do CPDE - Centro de Pesquisa em Direito e Economia da FGV Direito Rio, já está no ar o portal Regulação em Números. O canal se estrutura como um hub nacional para viabilizar a produção e difusão de conhecimento qualificado sobre Regulação.

No portal Regulação em Números estão disponíveis notícias, pesquisas e publicações atualizadas sobre cada setor regulado: Energia, Saneamento, Saúde Suplementar, Sistema Financeiro, Telecomunicações, Transportes e Vigilância Sanitária. O projeto pretende criar um “hub” sobre regulação que concentre um conjunto variado de informações relevantes para os agentes públicos e privados envolvidos nos processos regulatórios brasileiros.

(Imagem: Pexels)

“A iniciativa surgiu a partir da percepção de que as informações sobre regulação no Brasil estão fragmentadas entre diferentes entidades públicas e sistemas informacionais. Não há sistemas integrados que permitam a comparação da atuação de entidades reguladoras, e não há, tampouco, metodologias padronizadas de análise dos dados gerados pelas agências. Ao levantar informações e divulgá-las de forma sistematizada e integrada, o projeto Regulação em Números pretende contribuir com o desenvolvimento de novas pesquisas empíricas e debate público sobre regulação no Brasil, gerando valor para a sociedade brasileira”, explica Sérgio Guerra, diretor da FGV Direito Rio.

Para aprofundar essas atividades, o projeto já criou os comitês de: Regulação em Infraestrutura Aeroportuária, Regulação de Portos; Regulação Ferroviária; Regulação de Seguros e Previdência; e Regulação de Petróleo e Gás. Em breve, novos comitês nas áreas reguladas deverão ser formalizados. Nesses fóruns, a FGV Direito Rio desenvolve relacionamentos institucionais com órgãos públicos e instituições privadas, de forma a manter um diálogo permanente acerca da regulação brasileira, com os seus principais stakeholders. 

A manutenção desse diálogo, por sua vez, deverá abarcar um conjunto diversificado de pesquisas e atividades acadêmicas, incluindo a realização de seminários e pesquisas acadêmicas, a promoção de reuniões entre seus membros e convidados para debater aspectos da regulação setorial, a produção de coletâneas, artigos e policypapers. 

Regulação em Números

O Regulação em Números é um projeto institucional da FGV Direito Rio, que tem três missões principais: produzir e difundir conhecimento sobre a atividade regulatória do país; contribuir para o aprimoramento do ambiente regulatório nacional; efomentar boas práticas em regulação.Desenvolvido pelo CPDEda instituição, o Regulação em Números vem construindo uma agenda de pesquisa empírica, sobretudo de natureza quantitativa, sobre, entre outros temas, os seguintes assuntos: mecanismos de participação (audiências e consultas públicas) das agências reguladoras federais; produção normativa dos órgãos reguladores; controle político/legislativo das agências reguladoras; e controle judicial das agências reguladoras.

Entre as ações desenvolvidas pelo Regulação em Números destacam-se: produção de artigos científicos, relatórios de pesquisa e policypapers; construção de bases de dados próprias sobre os temas acima elencados; realização de seminários de pesquisa; e a promoção de edições anuais do Prêmio Melhores Práticas em Regulação.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aprovado em concurso do TRT-2 descobre que homônimo “roubou” sua vaga

4/11/2024

Inseminação caseira: Veja impacto jurídico da prática não regulada no país

4/11/2024

Justiça faz "milagre" frente à alta demanda do Brasil, diz desembargadora

4/11/2024

Gilmar Mendes suspende julgamento sobre igualdade de aposentadoria de policiais

4/11/2024

Caixa é condenada a estornar valores transferidos após golpe no WhatsApp

2/11/2024

Artigos Mais Lidos

Tema 1348 do STF: Imunidade do ITBI nas holdings e seus impactos

4/11/2024

Direito ao distrato em casos de atraso na obra: O que diz a lei

4/11/2024

É constitucional a proposta de “só preto pode falar”?

5/11/2024

Seria o vínculo trabalhista a única forma de proteção social?

4/11/2024

Os contratos de distribuição e seus aspectos jurídicos em mercados regulados: O setor farmacêutico

4/11/2024