O ministro Gilmar Mendes, do STF, testou positivo para a covid-19 neste domingo, 26. O decano do STF, de 66 anos, está Portugal, onde participará do Fórum Jurídico de Lisboa. Conforme o STF, a participação, em razão do diagnóstico, será por videoconferência.
Gilmar descobriu o diagnóstico durante um teste de rotina antes de um evento que participaria na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
O evento
De 27 a 29 de junho de 2022 será realizado, em Portugal, o X Fórum Jurídico de Lisboa. Em sua décima edição, o evento tem como mote "Governance da Ordem Jurídica em Transformação". Também estarão em debate temas como liberdades individuais, crise da democracia na geopolítica global, transformações econômicas, meio ambiente, novas tecnologias e desafios do Estado regulador. O objetivo é promover o diálogo entre Brasil e Portugal a partir de uma perspectiva de governança em contínua transformação. O Congresso é realizado pelo IDP, pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito de Lisboa e pela FGV.