Migalhas Quentes

Professor da FDSBC conquista título de Livre-Docência

A conquista tornou o professor Guilherme Arcaro Conci como o segundo na história da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e o único no quadro docente atual a receber a qualificação.

8/6/2022

Título de Livre-Docente pela PUC-SP é conquistado por Luiz Guilherme Arcaro Conci, professor titular da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. O êxito ocorreu dia 27 de maio, com a tese “Democracia Constitucional e Populismo na América Latina – Entre Fragilidades Institucionais e Proteção Insuficiente dos Direitos Fundamentais”.

(Imagem: Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo)

A Livre-Docência é o mais alto grau de titulação que um acadêmico pode alcançar, atestando uma qualidade superior na docência e na pesquisa. A conquista tornou o professor Guilherme Arcaro Conci como o segundo na história da Faculdade e o único no quadro docente atual a receber a qualificação. 

O professor explicou o processo para alcançar a titulação, avaliado por uma banca formada por professores que estão no estágio mais alto da carreira. “Envolve a apresentação de uma tese, realização de uma prova escrita, apresentação de uma aula e análise do currículo do candidato”. Além disso, salientou que é necessário comprovar que desempenhou não somente a função de docente, mas, também, pesquisador consolidado com experiência nacional e internacional em diversos espaços acadêmicos. 

O concurso para Livre-Docente ocorreu naturalmente na trajetória profissional de Luiz Guilherme. Segundo ele, foi consequência de anos de estudo e dedicação.

“Faz dez anos que obtive meu doutorado e, desde então, venho aperfeiçoando minha carreira acadêmica através de pesquisas constantes, publicações em revistas reconhecidas, publicações de livros, participando de congressos, desempenhando atividades de professor visitante em universidades estrangeiras, participando de bancas de mestrado e doutorado, dentre outras atividades”. 

O docente deixou um recado aos alunos que desejam seguir os mesmos passos.

“Esqueçam as narrativas de que o trabalho deve envolver felicidade e dom. Isso frustra. Trabalho envolve muito esforço para conseguir atingir objetivos e isso cansa e leva tempo. Geralmente, o tempo do mundo que se vive profissionalmente, não é o tempo das redes sociais ou dos mecanismos de troca de mensagens. Programem as coisas para médio e longo prazo e aprendam a perder”. 

_________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TJ/MG revoga liminar e veta transfusão em paciente testemunha de Jeová

15/7/2024

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

15/7/2024

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

TJ/BA anula sentença após juiz dizer que "lugar de demônio é na cadeia"

15/7/2024

Litigância predatória: Juiz extingue ação por captação ilícita de clientes

15/7/2024

Artigos Mais Lidos

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Partilha de imóvel financiado no divórcio

15/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

O setor de serviços na reforma tributária

15/7/2024

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024