Migalhas Quentes

Solicitação de vistos EB-5 recebe nova autorização nos Estados Unidos

Especialista conta que a modalidade chama a atenção de investidores que querem um Green Card e moradia permanente no país.

27/3/2022

As solicitações por um visto EB-5 foram suspensas nos Estados Unidos em junho de 2021. No entanto, segundo Daniel Toledo (Toledo Advogados Associados), no último dia 10, a modalidade voltada para investidores e que permite a imigrantes aplicarem o Green Card recebeu uma nova autorização, voltando a aceitar aplicações para quem quer investir no país.

Advogado analisa a nova autorização nos EUA para solicitações de vistos EB-5. (Imagem: Freepik)

O especialista em Direito Internacional explicou que a paralisação havia causado frustração e, embora a renovação seja uma notícia animadora para os investidores, relatou que a renovação levará ao menos dois meses para ser efetivada, pois "mesmo que já tenha sido aprovada pelo congresso americano, o EB-5 só vai ser oficialmente reiniciado 60 dias após a assinatura do presidente Biden.”

Segundo Toledo, pessoas que fizeram a solicitação pouco antes da suspensão não têm certeza se o processo deve ser refeito desde o início, mas o procedimento será mais simples do que se imagina. “Os pedidos que estão paralisados desde julho do ano passado voltarão a ser analisados do ponto em que eles pararam, sem a necessidade de uma nova requisição”, pontua o advogado. 

O profissional conta que a nova autorização traz alívio para empresários que querem morar nos Estados Unidos. No entanto, o valor a ser investido sofreu um reajuste em relação aos números anteriores. 

“O valor para um EB-5 indireto, no qual o investidor injeta capital em um negócio que é de outra pessoa, foi para 800 mil dólares. Enquanto o EB-5 direto, que pede aporte financeiro para uma empresa do próprio solicitante, requer um montante de 1.05 milhão de dólares.”

De acordo com o especialista, o projeto visa o desenvolvimento de algumas áreas específicas do país, uma vez que “o principal intuito é a criação de novos empregos em áreas rurais e que contam com um alto índice de desemprego, além de novos planos de infraestrutura. É preciso estar atento a isso para que seu projeto seja reconhecido como válido para o EB-5”.

O especialista discorreu, ainda, que diferente da legislação anterior, que precisava de renovações a cada seis meses, o novo acordo já foi prorrogado até setembro de 2027, garantindo aos solicitantes dessa modalidade mais segurança e estabilidade.

Para o advogado, mesmo com um cenário que aparenta estar controlado, é importante contar com a ajuda de especialistas na hora de realizar o requerimento de um EB-5. “Para uma diminuição nas chances de erros, procure um advogado especializado em Direito Internacional e apresente todas as informações relevantes para a sua solicitação”, finalizou Toledo.

_____

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Advogado explica como evitar fraudes para conquistar o Green Card

17/10/2021
Migalhas de Peso

Vistos EB-5 estão em espera até que a prorrogação do programa seja votada no Congresso

3/9/2021
Migalhas Quentes

Advogado analisa volta do visto americano EB-5 para 500 mil dólares

29/6/2021

Notícias Mais Lidas

Unimed deve devolver valores de reajustes abusivos de plano desde 2020

23/4/2025

PF investiga fraude de R$ 6,3 bilhões no INSS; Justiça afasta presidente

23/4/2025

STF vê melhora de Bolsonaro ao participar de live e manda citar na UTI

23/4/2025

Juiz condena Azul por má-fé: "quem subscreveu, parece que não leu" 

24/4/2025

Collor é preso após decisão de Moraes e deve cumprir pena no DF

25/4/2025

Artigos Mais Lidos

Nova regra para trabalho em feriados e domingos: O que muda para as empresas a partir de julho de 2025?

23/4/2025

Cobrança de dívida prescrita após decisão do STF: Como advogados podem atuar de forma estratégica e dentro da legalidade

23/4/2025

Atualização da NR-1: O que é preciso saber?

24/4/2025

Reforma tributária: Impactos nas holdings e no direito societário

24/4/2025

A exclusão do IRPJ e da CSLL da base do PIS e da Cofins: Expectativa de afetação de nova tese tributária no rito de recursos repetitivos

24/4/2025