Migalhas Quentes

Candido de Oliveira comemora 130 anos com expansão e novos sócios

Quinta geração de sócios lidera inovações para continuar prosperando com clientes e parceiros.

31/1/2022

Prestigiado pela discrição, integridade e excelência na prestação de seus serviços, um dos mais longevos e tradicionais escritórios de advocacia do país, o Candido de Oliveira - Advogados ("CDO") recém completou 130 anos. Fundado em 1891 pelo jurista e senador Candido de Oliveira – ex-Ministro da Justiça e advogado do Imperador D. Pedro II e patrono da Faculdade Nacional de Direito (atual UFRJ) – a história do escritório confunde-se com a evolução das instituições jurídicas brasileiras.

Em sua trajetória, o CDO abrigou centenas de profissionais, dentre ministros, procuradores, juízes, reitores de universidades e Presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional do Rio de Janeiro), contribuindo diretamente para a consolidação do Direito Brasileiro e redemocratização do país. Atualmente, sob a liderança dos sócios sêniores Leonardo Moreira Lima, Marcello Oliveira e Ricardo Brajterman, a quinta geração de sócios do escritório promoveu uma modernização de suas operações, sempre honrando aqueles valores que marcam a trajetória do escritório:

"Nossos valores são inegociáveis. Prosperamos juntos com nossos clientes a partir de relações duradouras. O papel de um escritório de advocacia, atualmente, vai muito além de orientação jurídica qualificada. Abrange compromisso, seriedade, respeito aos recursos disponíveis e dedicação com a realidade do cliente e sua estratégia de negócios", afirma Leonardo Moreira Lima.

"Uma gestão empresarial ágil e descomplicada demanda informação jurídica objetiva e mensurável. É o que entregamos", comenta Marcello Oliveira.

"Equipe é o nosso segredo. Lapidamos nossos talentos", assegura Ricardo Brajterman.

Recentemente, o escritório – que já contava com uma filial em Brasília e um Swiss Desk para atendimento exclusivo a clientes suíços – anunciou a chegada de novos sócios, bem como sua expansão para São Paulo.

Após mais de 35 anos liderando a estruturação de empresas nos setores de tecnologia e infraestrutura além de departamentos tributários, no Brasil e no exterior, Antônio Carlos Florencio de Abreu e Silva adiciona toda sua expertise em planejamentos tributários, obtenção de incentivos fiscais e regimes aduaneiros especiais, processamento de importações e exportações, e apoio a transações comerciais, fusões e aquisições como novo sócio da área tributária e aduaneira do CDO.

"Com tantos anos de prática, quero sempre novos desafios. Estou muito animado com a nova jornada e resultados já alcançados. Sinto-me honrado em poder fazer parte de um escritório de tamanha tradição", reforça Antônio de Abreu e Silva.

A área de mercado de capitais, contratos e societário também recebeu grande investimento. Com mais de 25 anos de experiência em reorganizações societárias, fusões e aquisições, emissões de títulos e valores mobiliários e estruturação de fundos de investimento no Brasil e no exterior, o novo sócio Leonardo Pimenta agrega ao CDO sua visão e conhecimento em assuntos financeiros, bancários e societários, tendo atuado como gerente de departamentos jurídicos de grandes empresas, onde participou de diversas operações, dentre as mais recentes, a estruturação do modelo de concessão dos serviços de saneamento da CEDAE:

"O Brasil está cheio de oportunidades e o investidor está cada vez mais atento. O cenário internacional e a agenda ASG (ambiental, social e governança) fortalecem a posição de empresas brasileiras no mercado", comenta Leonardo Pimenta.

O escritório também anunciou o retorno de Leonardo V. P. Freire como sócio responsável pela coordenação das operações em São Paulo. Especialista em temas socioambientais e investimentos sustentáveis, Freire acumulou experiência em grandes escritórios, onde atuou em casos de relevância nacional e pleitos empresariais estratégicos, representando empresas, nacionais e estrangeiras, em disputas avaliadas em bilhões de reais. Sua atuação também compreende a assessoria ASG em transações comerciais, fusões e aquisições e financiamento de projetos e emissões de títulos.

"É uma honra retornar aonde tudo começou para mim. Estou certo de que, com o apoio dos demais sócios e toda nossa equipe, além de muita (muita) dedicação, seguiremos honrando nossa tradição, agora também em São Paulo", entusiasma-se Leonardo V. P. Freire.

Aliás, São Paulo não é propriamente uma novidade para o CDO. O fundador Candido de Oliveira iniciou em 1860 e, posteriormente, concluiu seu bacharelado na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Após 130 anos da fundação de seu escritório, de certo modo, Candido de Oliveira reencontra suas origens e o CDO segue inovando para superar os desafios de cada tempo e prosperar juntamente com seus clientes e parceiros por mais e mais gerações. Afinal, Mariana Candido de Oliveira, tataraneta daquele fundador, figura entre os quadros do escritório.

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

Amigo oculto: Cármen Lúcia tira Liniker e é presenteada por "casca de bala"

23/12/2024

Dino suspende R$ 4 bi de emendas parlamentares e manda PF investigar

23/12/2024

Motorista é condenado por embriaguez mesmo sem realizar bafômetro

22/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

23/12/2024

Macunaíma, ministro do Brasil

23/12/2024

Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

23/12/2024

(Não) incidência de PIS/Cofins sobre reembolso de despesas

23/12/2024

A ameaça da indisponibilidade retroativa

23/12/2024