Migalhas Quentes

Justiça antecipa colação de grau de estudante aprovada em concurso

Colegiado aplicou a lei 14.040/20 e a portaria MEC 383/20.

5/12/2021

A 5ª turma do TRF da 1 ª região determinou colação de grau antecipada para estudante de medicina que havia sido aprovada em concurso para médica das forças armadas. O colegiado entendeu pela aplicação da lei 14.040/20 e a portaria MEC 383/20,que autorizam tal atitude em caso de cumprimento mínimo de 75% da carga horária do internato do curso de Medicina.

Justiça antecipa colação de grau de estudante aprovada em concurso para o cargo de médica das forças armadas. (Imagem: Pexels)

Nos autos do mandado de segurança a aluna objetiva a antecipação de colação de grau no curso de Medicina, uma vez que foi aprovada no concurso público para atuar como médica no município de Salvador/BA.

A mulher destacou que se encontra matriculada no último período do curso, já tendo 97,85% da carga horária do internato. 

Ao apreciar o caso, o relator, desembargador Federal Souza Prudente, verificou que tanto o art. 3º, §2º da lei 10.040/20 quanto a portaria MEC 383/20 autorizam a instituição de ensino superior, em caráter excepcional, antecipar a conclusão dos cursos superiores de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia, em caso de o aluno ter cursado o mínimo de 75% da carga horária do internato do curso de medicina ou dos estágios curriculares obrigatórios.

O magistrado discorreu que os documentos dos autos comprovam que a mulher já havia 97,85% da carga horária do internato, bem como restou comprovado sua aprovação no concurso público.

Por fim, o colegiado, por meio de seu relator, deferiu o pedido de antecipação de tutela e antecipou a colação de grau da estudante de medicina. 

O escritório Kairo Rodrigues Advocacia Especializada representa a autora.

O processo tramita em segredo de justiça.

______

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Medicina: Aprovado em concurso consegue antecipar colação de grau

5/11/2021
Migalhas Quentes

Aluna de medicina consegue antecipar colação para atuar na pandemia

25/10/2021
Migalhas Quentes

Covid-19: Estudantes de medicina conseguem antecipar colação de grau

10/10/2021

Notícias Mais Lidas

Advogado vê parcialidade, grava audiência e juiz se declara suspeito

22/4/2025

Cacau Show deve indenizar por ovos de chocolate com larvas vivas

20/4/2025

Conclave: Entenda como funciona a eleição de um novo Papa

21/4/2025

TST: Anulada justa causa de bancária que fazia crossfit durante licença

22/4/2025

União homoafetiva e aborto: O legado pastoral de Papa Francisco

21/4/2025

Artigos Mais Lidos

É agora ou nunca. A janela que se abriu com a IA generativa não vai durar para sempre

22/4/2025

Holding patrimonial: Benefícios, economia tributária e por que fazer agora

22/4/2025

STF reforça a licitude da terceirização em atividade-fim e suspende todas as ações envolvendo o tema “pejotização”

22/4/2025

10 informações jurídicas essenciais acerca do inventário

21/4/2025

Permuta e locação registrada: Limites do Direito de preferência do locatário

22/4/2025