Migalhas Quentes

Candidatos à presidência da OAB/SP participam de debate

Alfredo Scaff Filho, Caio Augusto Silva dos Santos, Dora Marzo Cavalcanti Cordani, Maria Patricia Vanzolini Figueiredo e Mario de Oliveira Filho estiveram presentes no evento.

10/11/2021

Migalhas, em parceria com o MDA - Movimento de Defesa da Advocacia, realizou nesta terça-feira, 10, debate com candidatos à presidência da OAB/SP. Participam do evento os candidatos Alfredo Scaff Filho,Caio Augusto Silva dos Santos, Dora Marzo Cavalcanti Cordani, Maria Patricia Vanzolini Figueiredo e Mario de Oliveira Filho.

Os candidatos responderam perguntas sobre o relacionamento com as entidades da advocacia, tributação de ISS para sociedade de advogados, direitos básicos dos advogados, jovem advocacia, cotas raciais, cursos de Direito, uso da tecnologia pela advocacia não jovem, mercado de trabalho, participação da OAB/SP como amicus curiae, entre outras.

Veja como foi.

1ª rodada:

- Viviane Girardi, da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo, perguntou ao candidato Caio Silva qual seria a postura da OAB/SP em relação ao relacionamento com as demais entidades da advocacia.

- Sérgio Marangoni, do Cesa - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados, perguntou ao candidato Mário de Oliveira Filho o que ele faria sobre o projeto que trata da alteração da lei 13.701/03, que cuida da legislação do ISS da sociedade simples uniprofissionais e que, se aprovada, é possível que haja o desenquadramento de algumas sociedades de advogados, bem como o aumento da carga tributária de ISS da sociedade de advogados.

- Renato de Mello Silveira, do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo, questionou o candidato Alfredo Scaff sobre a proposta dele de defender medidas que farão que a OAB volte a desempenhar a tutela dos direitos básicos dos advogados e amparar a jovem advocacia.

- Pedro Paulo Gasparini, do MDA - Movimento de Defesa da Advocacia, perguntou à candidata Dora Cavalcanti o que ela achou da decisão da Comissão Eleitoral que adotou o critério do fenótipo, e não da autodeclaração, para cotas raciais.

- Miguel Matos, do Migalhas, questionou a candidata Patricia Manzolini sobre as faculdades de Direito e o que a OAB poderia fazer para melhorá-las e quais as propostas para a jovem advocacia.

2ª rodada:

- Viviani Girardi perguntou ao candidato Alfredo Scaff sobre as propostas do acolhimento da advocacia não tão jovem, que estaria sendo excluída do serviço profissional pelo uso da tecnologia.

- Sérgio Marangoni questionou Patricia Manzolini a respeito da concorrência que as sociedades de advogados sofrem das grandes empresas de auditoria e de escritórios estrangeiros.

Renato de Mello Silveira indagou Dora Cavalcanti a respeito do papel da OAB em processos de interese coletivo.

Para Dora, a Ordem tem de estar mais moderna, antenada com as novas formas de defender os interesses da classe e da sociedade. A candidata ressaltou que a OAB precisa estar preparada para proteger a classe, advogar pelos advogados e fazê-lo em todos os Tribunais. "A gente faz isso com excelência, conhecendo as matérias, lendo o Migalhas logo de manhã. E, também, ingressando com ações que são de atribuição da Ordem. Nós temos legitimidade para propor e também participando como amicus curiae."

- Pedro Paulo Gasparini perguntou para o candidato Mário de Oliveira o que a OAB tem que fazer para o retorno efetivo das atividades presenciais.

- Miguel Matos questionou Caio Silva sobre sua posição em relação ao porte de armas para advogados.

Na 3ª etapa, os candidatos fizeram perguntas uns aos outros. Veja na íntegra do debate.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Como será a primeira eleição online da OAB?

9/11/2021
Migalhas Quentes

Migalhas e MDA realizam debate com candidatos à presidência da OAB/SP

1/11/2021
Migalhas Quentes

Migalhas prepara hotsite especial para as eleições da OAB

19/10/2021

Notícias Mais Lidas

TJ/MG revoga liminar e veta transfusão em paciente testemunha de Jeová

15/7/2024

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

15/7/2024

TJ/BA anula sentença após juiz dizer que "lugar de demônio é na cadeia"

15/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Artigos Mais Lidos

Partilha de imóvel financiado no divórcio

15/7/2024

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

O setor de serviços na reforma tributária

15/7/2024