Migalhas Quentes

Cliente receberá carro reserva enquanto o seu veículo é consertado

O veículo do autor já ficou na concessionária por mais de 85 dias, sem que o problema fosse solucionado.

25/10/2021

O juiz de Direito Raul de Aguiar Ribeiro Filho, da 3ª vara Cível de Barueri/SP, deferiu liminar e determinou que a Volkswagen e uma concessionária disponibilizem carro reserva similar ao adquirido por consumidor enquanto o problema em seu veículo não for solucionado.

Cliente ficará com carro reserva até o problema em seu veículo ser solucionado.(Imagem: Freepik)

O autor ingressou com ação em face da montadora e da concessionária alegando que adquiriu um Jetta Comfortline 1.4 Turbo Automático, ano 2019, e que nos primeiros meses de uso passou a sentir fortes “trancos” ao acionar a marcha à ré, mas como o veículo é automático, pensou que não fugia da normalidade.

No entanto, os "trancos" aumentaram com o tempo e em uma das revisões relatou o problema ao concessionário. O cliente diz que, mesmo após ser informado que havia um vício ou defeito no veículo, isso em outubro/2020, teve se dirigir à concessionária inúmeras vezes e seu veículo já permaneceu para possível solução no total de mais de 85 dias; e sem que o problema fosse solucionado.

Aduziu, ainda, que nas oportunidades em que lhe concederam carro reserva, os veículos eram inferiores ao adquirido e ainda lhe geraram outros problemas que o seu não lhe acarretaria se estivesse em condições de uso.

Na análise dos autos, o juiz ponderou que os documentos indicam a probabilidade do direito do autor, pois evidenciam as inúmeras tentativas de solução de falha em veículo zero km, cuja causa ainda é desconhecida, mesmo após o veículo permanecer em poder do concessionário por tempo superior ao previsto no CDC.

“Há também urgência no pedido. O perigo de dano grave de difícil reparação é evidente, porque o autor adquiriu o veículo para uso diário e transporte de sua família, de sorte que a demora tem o condão de fazê-lo experimentar mais prejuízos além daqueles sofridos por não lhe ser corrigido o problema identificado há mais de oito meses.”

Diante do exposto, deferiu a tutela provisória e determinou que as rés disponibilizem ao autor um veículo reserva em condições similares ao adquirido.

O advogado Luiz Filipe Pirajá (Pirajá Sociedade de Advogados) representa o consumidor.

Veja a decisão.

______

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Proprietário será indenizado por atraso em recall de veículo

25/1/2021
Migalhas Quentes

Taxista será indenizado por problemas em carro novo na primeira semana de uso

28/7/2019
Migalhas Quentes

Nissan e concessionária são condenadas em danos morais e materiais por defeito em carro

30/10/2017

Notícias Mais Lidas

MP/SP denuncia juiz aposentado acusado de falsa identidade por 40 anos

3/4/2025

Advogado que protocolou petição com "bolo e parabéns" vence processo

3/4/2025

Sem ferir dignidade: Juízes permitem penhora de 15% e 30% de salários

4/4/2025

Em 1ª sustentação da carreira, advogado agradece STJ e ministro elogia

3/4/2025

OAB solicita investigações da PF sobre o "golpe do falso advogado"

3/4/2025

Artigos Mais Lidos

Matrioshka e desconsideração per saltum da personalidade jurídica

3/4/2025

A aplicação de índices de correção monetária e juros moratórios nas condenações impostas à Fazenda Pública: Temas 810 e 1.170 do STF

4/4/2025

Extinção do aval na falência

4/4/2025

Holding de proteção patrimonial: Blindagem de bens e eficiência fiscal

3/4/2025

Patrimônio digital: definição, bens envolvidos e a implementação no projeto de reforma do Código Civil

3/4/2025