Migalhas Quentes

TJ/SP mantém condenação de humorista por usar imagem de transexual

Ao narrar uma paródia da história de Jacareí/SP, o humorista Léo Lins comparou a mudança de nome da cidade com a alteração do nome da autora.

12/10/2021

A 4ª câmara de Direito Privado do TJ/SP manteve, no último dia 28, decisão da juíza Mariana Sperb Barreto, da 1ª vara Cível de Jacareí, que condenou Léo Lins por danos morais decorrente do uso indevido de imagem de transexual. O valor da indenização, que será dividido entre o artista e a casa de show onde se apresentaria, foi fixado em R$ 15 mil.

De acordo com os autos, o artista fez referência à autora em dois momentos. Em uma das menções, em vídeo de divulgação que circulou nas redes sociais, o humorista, ao narrar uma paródia da história de Jacareí, fez comparação entre a mudança de nome da cidade com a alteração do nome da autora, utilizando sua fotografia.

(Imagem: Pexels)

Para o relator, desembargador Alcides Leopoldo, “ao lado de direitos constitucionalmente protegidos, como a liberdade de expressão, da livre manifestação do pensamento, da criação, da informação e da livre divulgação, estão, também, os que protegem a honra, a moral, a imagem, a intimidade e a vida privada das pessoas”.

"O limite do humor é o bom senso, aquela linha imaginária em que se deve considerar que é melhor perder a piada do que perder o amigo".

Pela lesão à autoestima, consideração pessoal e dignidade, a câmara considerou caracterizado o dano moral. 

O julgamento teve votação unânime, com a participação dos desembargadores Marcia Dalla Déa Barone e Maurício Campos da Silva Velho.

Leia a apelação.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas de Peso

Transexual garante direito a troca de prenome em registro civil

20/9/2021
Migalhas Quentes

Humorista Cocielo não foi racista em falas sobre negros, entende juiz

12/7/2021
Migalhas Quentes

Justiça condena Léo Lins a indenizar mulher trans por ofensas em vídeo

18/2/2021
Migalhas Quentes

Empresa indenizará por campanha de Dia da Mulher com transexual e slogan “pirataria é crime”

4/1/2021

Notícias Mais Lidas

MP/SP denuncia juiz aposentado acusado de falsa identidade por 40 anos

3/4/2025

Advogado que protocolou petição com "bolo e parabéns" vence processo

3/4/2025

Sem ferir dignidade: Juízes permitem penhora de 15% e 30% de salários

4/4/2025

Em 1ª sustentação da carreira, advogado agradece STJ e ministro elogia

3/4/2025

OAB solicita investigações da PF sobre o "golpe do falso advogado"

3/4/2025

Artigos Mais Lidos

Matrioshka e desconsideração per saltum da personalidade jurídica

3/4/2025

Extinção do aval na falência

4/4/2025

A aplicação de índices de correção monetária e juros moratórios nas condenações impostas à Fazenda Pública: Temas 810 e 1.170 do STF

4/4/2025

Holding de proteção patrimonial: Blindagem de bens e eficiência fiscal

3/4/2025

Patrimônio digital: definição, bens envolvidos e a implementação no projeto de reforma do Código Civil

3/4/2025