Migalhas Quentes

Tércio Sampaio junta-se aos eméritos professores das Arcadas

A Congregação da FDUSP aprovou seu nome para integrar a notável galeria de Professores Eméritos do Largo de São Francisco.

31/5/2021

Despertar o pensar em alunos e estudiosos é apenas uma das enormes contribuições do professor Tércio Sampaio Ferraz Junior, Filosofia do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, para marcar a trajetória desse importante jurista no ordenamento jurídico e na sociedade. A Congregação da FDUSP aprovou seu nome para integrar a notável galeria de Professores Eméritos das Arcadas.

Tércio Sampaio Ferraz Junior(Imagem: Divulgação)

Agora, o docente aposentado passa a figurar entre reconhecidos franciscanos, entre os quais, os professores Goffredo da Silva Telles, Dalmo de Abreu Dallari, Fabio Konder Comparato e Celso Lafer.

No requerimento dirigido à Congregação, a professora Elza Antônia Pereira Cunha Boiteux (DFD-FDUSP) ressalta a contribuição do homenageado ao pensamento jurídico brasileiro e recorda de alguns de seus paradigmáticos estudos em Teoria Geral do Direito. Entre eles estão "A função social da dogmática jurídica" e "A ciência do direito e seu seminal Introdução ao estudo do direito: técnica, decisão, dominação", que por décadas têm instigado uma profícua produção na área.

Para o diretor da FDUSP, professor Floriano de Azevedo Marques Neto (Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados), Tércio sempre propôs o enfrentamento dos temas contemporâneos, aliando densa base teórica com sua aplicação cotidiana aos problemas da conjuntura. "Gerações de alunos, que cursaram suas disciplinas no primeiro ano do curso, têm gravadas suas aulas na memória, ainda que se tenha passado décadas. Tércio marcou gerações no Largo de São Francisco. Ao reconhecer um docente seu como emérito, de certa forma, a Academia demonstra ser merecedora de ter um Professor Emérito como Tércio Sampaio Ferraz Junior", acentua.

Elza Boiteux, por sua vez, acrescenta inspiração ao pedido da honraria feita para um dos mais eminentes professores do Largo de São Francisco. "Reconhecemos e buscamos retribuir todo o empenho empreendido por Tércio ao longo de todos esses anos, o que recomenda as próprias tradições da São Francisco", assinala.

O homenageado

Tércio Sampaio Ferraz Junior nasceu em São Paulo, em 2 de julho de 1941. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da USP (1964) e em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, no mesmo ano.

É doutor em Filosofia pela Johannes Gutenberg Universität de Mainz (1968) e em Direito pela FDUSP (1970).

Pós-doutor em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade de São Paulo (1972-4), obteve livre-docência em Direito pela USP em 1974 e titularidade em Filosofia e Teoria Geral do Direito em 1978.

Foi professor da Faculdade de Direito da USP de 1969 a 2011.

Professor visitante da Universidade de Brasília de 1976 a 1980, da Fundação Getúlio Vargas, de março a dezembro de 1977 e da Universidade Estadual de Londrina de março a dezembro de 1979. É Professor Emérito da Faculdade de Direito da USP de Ribeirão Preto.

Fora da Academia, chefiou o Departamento Jurídico da Fundação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), foi secretário executivo do Ministério da Justiça, procurador-geral da Fazenda Nacional. Também ocupou o cargo de diretor Jurídico da Siemens, Brasil. Consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes, é também membro da Academia Paulista de Letras (cadeira nº 34) desde 1993.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aprovado em concurso do TRT-2 descobre que homônimo “roubou” sua vaga

4/11/2024

Inseminação caseira: Veja impacto jurídico da prática não regulada no país

4/11/2024

Comissão da Câmara aprova piso salarial para advogados privados

2/11/2024

Justiça faz "milagre" frente à alta demanda do Brasil, diz desembargadora

4/11/2024

TJ/DF manda Banco do Brasil restituir R$ 90 mil a idosa que caiu em golpe

2/11/2024

Artigos Mais Lidos

Tema 1348 do STF: Imunidade do ITBI nas holdings e seus impactos

4/11/2024

Direito ao distrato em casos de atraso na obra: O que diz a lei

4/11/2024

Seria o vínculo trabalhista a única forma de proteção social?

4/11/2024

Os contratos de distribuição e seus aspectos jurídicos em mercados regulados: O setor farmacêutico

4/11/2024

Por um jogo mais responsável

4/11/2024