Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Áreas Contaminadas: Responsabilidade e Incentivos para a Remediação"

A obra é fruto das pesquisas da autora que despertaram um olhar propositivo sobre o regramento jurídico do tema das áreas contaminadas no Brasil.

7/5/2021

"Áreas Contaminadas: Responsabilidade e Incentivos para a Remediação" (Lumen Juris - 400p.), obra de Marina Monné de Oliveira (Rennó Penteado Sampaio Advogados), identifica fatores que dificultam o adequado tratamento das áreas contaminadas e propõe medidas inspiradas em experiências diversas, que permitem a consecução mais eficiente do objetivo central de recuperar a qualidade e potencial econômico desses espaços. 

(Imagem: Arte Migalhas)

O solo é o substrato material da presença humana na Terra, sendo o base para a exploração de recursos naturais para a produção de bens necessários à vida e para a própria instalação das sociedades humanas. A intensificação de seu uso, especialmente a partir da Revolução Industrial, trouxe a degradação desse atributo ambiental, que passou a receber a atenção dos formuladores de políticas públicas tardiamente. No Brasil, embora avanços para a prevenção e recuperação de áreas contaminadas já exista, o tratamento do tema, especialmente pelo Direito, é ainda incipiente.

O estudo do ordenamento jurídico ambiental brasileiro revelou alguns empecilhos que reduzem a atratividade dessas áreas e desestimulam sua reintegração ao mercado para que a elas se dê aproveitamento. Tal cenário deve ser revertido, posto que prejudicial ao meio ambiente e à garantia de saúde e segurança humanas.

Nesse contexto, a partir de estudos iniciais do regramento estadunidense sobre o tema, já melhor lapidado, utilizamos experiências lá vividas como inspiração para construir possíveis formas de tratamento dos empecilhos aqui verificados, o que envolve um olhar mais apurado para a responsabilidade civil ambiental, bem como a articulação de mecanismos econômicos ao lado do tradicional comando e controle.

No estado da arte do tema, há espaço para considerável evolução. É com isso que esta obra quer se prestar a contribuir.

Sobre a autora:

Marina Monné de Oliveira é master of Laws pela Georgia State University (Atlanta/EUA). Mestrado em Direito Ambiental pela USP. Pós-graduação em Direito Ambiental e gestão Estratégica da Sustentabilidade pela PUC/SP. Extensão universitária em Direito Ambiental pela Escola Paulista da Magistratura. Graduação em Direito pela USP. Advogada no escritório Rennó Penteado Sampaio Advogados.

__________

Ganhador:

Ivanor José de Tassis Filho, de SP

__________

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

Amigo oculto: Cármen Lúcia tira Liniker e é presenteada por "casca de bala"

23/12/2024

Dino suspende R$ 4 bi de emendas parlamentares e manda PF investigar

23/12/2024

Motorista é condenado por embriaguez mesmo sem realizar bafômetro

22/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

23/12/2024

Macunaíma, ministro do Brasil

23/12/2024

Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

23/12/2024

(Não) incidência de PIS/Cofins sobre reembolso de despesas

23/12/2024

A ameaça da indisponibilidade retroativa

23/12/2024