Nesta quarta-feira, 7, o ministro Gilmar Mendes rebateu argumentos trazidos pelo AGU André Mendonça sobre a possibilidade da realização de cultos, missas e outras atividades religiosas coletivas presenciais em meio a pandemia.
Em determinado momento de sua manifestação, André Mendonça questionou a proibição dos cultos presenciais enquanto há transportes públicos lotados e aviões cheios de gente, parecendo “lata de sardinha”.
Gilmar Mendes, então, reagiu a esta fala: “eu poderia ter entendido que S. Exa. teria vindo agora para a Tribuna do Supremo de uma viagem a Marte e ele estava descolado de qualquer responsabilidade institucional, com qualquer assunto no Brasil”.
O ministro criticou André Mendonça que, até poucas semanas atrás, ocupava o cargo de ministro da Justiça e “que tinha responsabilidades institucionais, inclusive de propor medidas”.
De forma categórica,Gilmar Mendes afirmou: "Está havendo um certo delírio nesse contexto geral. É preciso que cada um de nós assuma as suas responsabilidades".